Prefeitura realiza 5ª Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nessa quinta-feira, dia 11 de abril, no Centro de Referência da Assistência Social, a 5ª Conferência Municipal de Saúde.

As Conferências acontecem a cada quatro anos e têm por objetivos oferecer a população um espaço para debater e avaliar a situação de saúde nas três esferas de governo e elaborar propostas a partir das necessidades de saúde identificadas fortalecendo, assim, a participação e o controle social no Sistema Único de Saúde – SUS.

A 5ª Conferência Municipal de Saúde tem como tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. O evento teve início às 07h30min com o credenciamento dos delegados; em seguida compôs a Mesa a Secretária de Saúde Ceciliana Medeiros Vanderlei de Chumacero, o Vice-Prefeito Francisco Seráfico da Nóbrega, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde José Pereira de Araújo, a Secretária de Assistência Social Lúcia Lira, o representante do Poder Legislativo Francisco Nonato Dantas Neto, o representante da 6ª Gerência Regional de Saúde Eugênio Pacelly, o representante dos usuários Bivar de Souza Duda, a representante dos profissionais de Saúde Waléria Frazão Ramos de Araújo, e os Conferencistas Pedro Paulo de A. Peixoto do Conselho Estadual de Saúde e Hélio Soares da Silva da Gerência Executiva de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde.

A Banda de Música Duarte Machado executou os Hinos Nacional e o do Município de Santa Luzia. Após a abertura oficial o evento foi prestigiado com a participação do Coral do Centro de Convivência do Idoso.

A primeira Conferência foi proferida por Pedro Paulo que apresentou o tema do eixo I – Saúde como Direito; em seguida Hélio Soares discorreu sobre os temas dos eixos II e III - Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Uma Mesa de Conversa foi formada com a participação dos conferencistas, da secretária e do Dr. Roberto Teixeira, representante da UFPB, para esclarecimentos aos participantes dos temas abordados.

No turno da tarde foram constituídos três grupos de trabalho com a presença de facilitadores onde foram elaboradas as propostas para os três níveis de Governo que em seguida foram lidas e submetidas à aprovação pela plenária de delegados. Entre as atividades outras atrações se apresentaram: Evangelista, ACS, apresentou uma paródia sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue e o senhor Manuel, do Centro de Centro de Convivência do Idoso, declamou cordéis sobre a temática da conferência e o tabagismo.

Para finalizar foi feita a eleição dos dois delegados, titulares e suplentes, para 9º Conferência Estadual de Saúde que acontecerá de 4 a 6 de junho de 2019, no Espaço cultural em João Pessoa.

A Secretária de Saúde Ceciliana Medeiros agradeceu a presença e participação de todos, em especial a equipe de coordenadores pelo empenho na organização e execução de todas as etapas desse processo cujo objetivo foi alcançado de forma positiva e com excelentes resultados. “Não tenho conhecimento de ter sido realizada em Santa Luzia uma Conferência de Saúde com tantos participantes, atentos as apresentação e dispostos a construir propostas

para implementar a Saúde do nosso município. Ultrapassou as nossas expectativas. Parabéns a todos! Obrigada pela presença e contribuição.”

Mais imagens