Notícias


Zezé prestigia o “Tope do Juiz” e destaca a tradição da Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Santa Luzia

O prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo – Zezé, prestigiou neste sábado (5) o “Tope do Juiz”, cavalgada com a participação de inúmeros vaqueiros da região, que de forma organizada partiram do Sítio Sossego do Vale, na Comunidade Farias até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Antonio Bento, onde receberam a benção do pároco da comunidade católica, Elias Ramalho Gomes. A ação faz parte das atividades alusivas à Festa de Nossa Senhora do Rosário 2019.  

O percurso contou com a participação das bandas cabaçais e com os lanceiros, representantes da comunidade negra, descendente dos africanos. O tradicional festejo religioso é realizado em Santa Luzia desde 1871, conhecida pela rica tradição cultural e histórica, idealizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Santa Luzia, que perpetua ao longo dos anos a sua devoção a sua santa protetora.

“A Festa de Nossa Senhora do Rosário tem um simbolismo muito forte em termos religiosos e do fomento a cultura dos negros de Santa Luzia. A Prefeitura Municipal de Santa Luzia prestou a sua colaboração para a realização do tradicional festejo, a exemplo do ‘Tope do Juiz’, cavalhada rica em tradição e cultura, que faz parte da história do município”, comentou o prefeito Zezé.     

A edição 2019 do evento teve no último dia 28 de setembro e termina na tarde deste domingo (6), com a procissão de Nossa Senhora do Rosário, e a entrega das faixas e coroas dos reis, juízes e escrivão ao reisado que conduzirá a festa em 2020, além do descerramento da bandeira e entrega a madrinha do próximo ano, seguida do cortejo as residências dos novos componentes do reisado. 

 « Voltar
shareCompartilhe