Notícias


DIA DO MEIO AMBIENTE: Palestra aborda o aumento do uso de agrotóxicos e o seu impacto para a saúde pública

Você sabia que o uso de agrotóxicos pode ser eficaz na agricultura, mas extremamente nocivo para os seres vivos, podendo desencadear várias doenças, por meio da contaminação e poluição do solo, água e até mesmo do ar? Para abordar o tema, A Secretaria Municipal de Saúde, através da Gerência de Vigilância Epidemiológica Ambiental, promoveu na última quarta-feira (5), palestra intitulada “Agrotóxicos: Impactos na Saúde e no Meio Ambiente”, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), antigo Peti.

A ação fez parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. A palestra foi ministrada pela professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Shirleyde Alves. Ela é farmacêutica de formação, mestre em Saúde Pública, e coordenadora do Núcleo de Extensão Rural Agroecológica do Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica: Agrobiodiversidade do Semiárido.

A palestra contou com a participação da secretária de Saúde, Ceciliana Medeiros, bem como coordenadores da pasta, agentes de endemias, agricultores e alunos da turma do 9º ano da Escola Ana Brito de Figueiredo.

AUMENTO DE AGROTÓXICOS

Na avaliação da gerente de Vigilância Epidemiológica Ambiental, Murielle Magda, a palestra veio em boa hora. Segundo ela, somente em 2019, foram liberados 197 agrotóxicos para uso no Brasil. “Esses agrotóxicos acabam chegando na mesa das pessoas todos os dias, e, talvez, a ampla maioria da população nem se dê conta disso”, comentou.

Ainda de acordo com a gerente, a palestrante, que é militante das causas ambientais e da luta contra o uso de agrotóxicos na Paraíba, conseguiu transmitir um vasto conteúdo sobre o tema aos agentes de saúde do município e estudantes presentes. 

“Foi um dia para refletirmos como está o nosso país, a nossa alimentação, e a nossa saúde. Poderíamos estar plantando mudas em alguma praça, fazendo coleta seletiva em algum bairro da nossa cidade. Mas, diante do que estamos vivemos, a gente não poderia deixar de falar sobre um dos grandes impactos causados no meio ambiente atualmente, que o aumento exagerado do uso de agrotóxicos está provocando na saúde pública”, concluiu.
« Voltar
shareCompartilhe