Notícias

Secretaria Municipal de Saúde vacina idosos e trabalhadores da área contra Influenza

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou, nesta segunda-feira (23), a campanha de vacinação contra o vírus da Influenza. A intenção é imunizar 90% da população dos grupos prioritários. Dentre eles, as pessoas com idade a partir dos 60 anos, que estão no grupo com maior risco de complicações e óbitos por doenças respiratórias, e os profissionais que trabalham com saúde.

A campanha será dividida em três fases, sendo os idosos e trabalhadores de saúde vacinados na primeira fase, que vai até o dia 15 de abril. Os idosos com possibilidade de locomoção poderão se dirigir as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) I, no Bairro Nossa Senhora de Fátima (exceto quarta-feira); II, no Centro / Bairro Antônio Bento (Alto); IV, no Frei Damião (exceto na quinta-feira); e VI, no São Sebastião, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. 

Os idosos acamados ou domiciliados, que são aqueles com dificuldade de locomoção, serão imunizados em casa, mediante agendamento prévio de seus familiares em suas unidades de saúde da família (USF) de referência. Para isso, os agentes comunitários de saúde farão a comunicação desse público prioritário na SMS. Já aqueles que moram em instituição de longa permanência, a exemplo da Casa de Lázaro, serão vacinados na própria instituição.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Suely Medeiros, a meta é a proteção dos idosos, por isso, é necessário que a vacinação ocorra em espaço amplo e aberto, com circulação de ar. Para isso, estão sendo seguidas todas as recomendações de segurança do Ministério da Saúde. 

“As nossas unidades estão funcionando de acordo com os critérios de prevenção ao Covid-19, portanto, gostaríamos de pedir as pessoas que ao se dirigir a unidade de saúde, respeitem os limites de espaço, assim como as orientações em relação a higienização das mãos e medidas de prevenção, fazendo isso vamos conseguir evitar possíveis aglomerações nos locais de vacinação”, explicou.

TRABALHADORES DE SAÚDE 

Os profissionais da área de saúde serão vacinados em seus locais de trabalho. Os trabalhadores da rede hospitalar local terão dia específico, a ser definido junto com a SMS, para serem imunizados. Já os que não trabalham na rede hospitalar deverão se vacinar em sua USF de referência dentro do horário de funcionamento.

HORÁRIOS

A vacinação ocorrerá de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h, nas seguintes UBSs:

- UBS I - Bairro Nossa Senhora de Fátima (exceto na quarta-feira); 
- UBS II - Centro / Bairro Antônio Bento (Alto); 
- UBS IV - Frei Damião (exceto na quinta-feira);
- UBS VI - São Sebastião.

Confira abaixo o recado da coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Suely Medeiros:




 « Voltar