Notícias

Secretaria Municipal de Saúde inicia nova fase de testes rápidos da Covid-19 em Santa Luzia, na Policlínica Dr. Kival de Araújo

Testes rápidos já vinham sendo encaminhados pela equipe de monitoramento para execução em parceria com o Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro.

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, neste sábado (16), uma nova fase de promoção de testes rápidos para, exclusivamente, casos suspeitos de Covid-19, na Policlínica Dr. Kival de Araújo Gorgônio, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima. 

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Ceciliana  Medeiros, podem realizar os testes as pessoas que apresentarem sintomas típicos do Covid-19, e que tiverem encaminhamento médico, seguindo agendamento da equipe de monitoramento da Covid-19 da SMS. A medida segue o protocolo sanitário determinado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.  

“O que é necessário para fazer esse teste rápido? Primeiro, o paciente precisará procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, passar por uma consulta médica, onde serão repassadas todas as orientações cabíveis, e, sendo solicitado o teste, a equipe de monitoramento entrará em contato para realizar o agendamento. Esses testes já vinham sendo realizados, através do Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, atendendo também a população agendada pela Secretaria Municipal de Saúde”, explicou Ceciliana.

Confira o depoimento:


 

NOVOS TESTES

O início da realização dos testes rápidos na Policlínica Dr. Kival de Araújo Gorgônio havia sido anunciado pelo prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé, por meio de ‘live’, nesta sexta-feira (15). Na oportunidade, ele explicou que a SMS está para receber lotes de testes, que estão com procedimento de compra em fase de conclusão, apenas aguardando o recebimento. 

Ainda segundo Zezé, já foi autorizada a abertura de novo processo para aquisição de outros lotes pelo município. Os testes rápidos precisam ter eficácia comprovada, conforme as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estar de acordo com as regras de compra estabelecidas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“Estamos aguardando chegar um grande volume de testes, e já estamos com processo aberto para compra de outro montante. Não estamos parados, o sistema de saúde da Prefeitura de Santa Luzia está atuante, dia após dia. As pessoas que estão sendo diagnosticadas com qualquer sintoma, estão sendo atendidas. Ao sentir qualquer sintoma, as pessoas devem buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, que estão em pleno funcionamento”, frisou.


 « Voltar