Comemoração pelo Dia da Independência tem hasteamento da bandeira e desfile cívico das escolas municipais, em Santa Luzia

A comemoração pelo Dia da Independência ficou marcada por várias atividades cívicas neste sábado, dia 7 de setembro, em Santa Luzia. A população acordou cedo no feriado para acompanhar o hasteamento da bandeira brasileira e o desfile cívico que reuniu estudantes de oito escolas que compõem a rede municipal de Educação e pessoas assistidas por serviços que compõem a Secretaria de Assistência Social, como o CRAS, CREAS, CRAM e Bolsa Família.

No início da manhã, uma alvorada realizada pela Filarmônica Duarte Machado iniciou a programação da Independência com o Hino Nacional Brasileiro e músicas cívicas, em frente ao Monumento dos Pracinhas e Ex-Combatentes, localizado nas margens da BR-230, no Bairro Antônio Bento. No mesmo local, o prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé, o vice-prefeito Francisco Seráphico da Nóbrega – Chicão e o Sargento Henrique, representante da Polícia Militar da Paraíba, fizeram os hasteamentos das bandeiras brasileira, paraibana e do município.

Em seguida, o prefeito, o vice-prefeito e o vereador Hominho, em representação à Câmara Municipal de Santa Luzia, fizeram o hasteamento das bandeiras no Pavilhão da Praça Alcindo Leite, no Centro de Santa Luzia, dando início ao desfile cívico pelas avenidas José Américo de Almeida e Epitácio Pessoa, e ruas do Centro de Santa Luzia.

Na ocasião, o prefeito Zezé destacou a importância de celebrar o Dia da Independência. “O Dia 7 de Setembro tem uma simbologia muito forte no contexto histórico-cívico brasileiro. É um momento relevante, pois, cada um de nós precisa entender a importância desta data, e do que representou o grito de independência dado por Dom Pedro I nas margens do Rio Ipiranga”, frisou.

ESCOLAS MUNICIPAIS

Participaram do desfile cívico alunos matriculados nas escolas municipais Aristarco Machado, localizada no bairro São Sebastião; na Escola Ana Brito de Figueiredo, no bairro Nossa Senhora de Fátima; na Escola Jovino Machado, no Centro; na Escola Professor Antonio Philadelpho da Trindade Verna, da Escola Maria do Carmo Marinho Gomes e da Creche Rui dê Figueiredo Morais, no bairro Frei Damião; na Escola Francisco Paz de Souza e Escola Miquelina Senhora das Neves, que assistem estudantes da Zona Rural.

Acompanhando o desfile, a secretária municipal de Educação, Fátima Sales ressaltou a importância da participação dos estudantes, a maioria do Ensino Fundamental I, diretamente envolvidos no processo de aprendizagem dos símbolos da Pátria e Independência brasileira junto com os professores em sala de aula. “Essa é uma data importante para o Brasil e não poderia ser diferente no nosso município. Os estudantes se engajaram, ensaiaram e fizeram um belo desfile cívico”, comentou.

As solenidades também contaram com a presenças do presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, vereador Milton Lino; do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Luzia, Nadinaldo Dantas; da secretária Municipal de Assistência Social, Lúcia Lira Araújo, do secretário de Serviços Urbanos, César Lira; do Secretário Chefe de Gabinete, Valdomiro Pereira, de gerentes, diretores, funcionários, entre outros representantes da gestão municipal e sociedade civil organizada.

Confira as imagens das solenidades: