Notícias


PMSL realiza a 2ª Semana do Bebê com tema geral sobre a alimentação saudável na primeira infância

Teve início na última segunda-feira (12) em Santa Luzia a 2ª Semana do Bebê, que este ano aborda o tema “Alimentando o presente, cuidamos do nosso futuro!”. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Assistência Social, da Saúde e Educação. De acordo com a programação (veja abaixo), as atividades acontecem até esta sexta-feira (16).

De acordo com a secretária de Assistência Social, Lúcia Lira, a segunda edição da Semana do Bebê tem como foco a abordagem dos profissionais envolvidos junto à população destacando a importância da alimentação saudável na chamada primeira infância, ou seja, nas crianças com idade entre zero e seis anos.

“A Semana do Bebê é um evento multisetorial, que envolve os profissionais da Assistência Social, da Saúde, e da Educação. Este ano, estamos trabalhando a alimentação infantil em todas as Unidades Básicas de Saúde, no Cras, envolvendo as escolas municipais, junto as mães, pais e crianças, abordando a importância da alimentação saudável, a higiene bucal, a saúde gestacional, entre outros assuntos”, comentou. 

PROGRAMAÇÃO

A programação oficial da 2ª Semana do Bebê teve início na segunda-feira com atividades promovidas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e nas Unidades Saúde da Família (USF) 3, no Bairro São José, e 4 (Bairro Frei Damião), 5 (Zona Rural), 6 (Bairro São Sebastião) e na Creche Ruy de Figueiredo.

Na ocasião, os profissionais promoveram orientações e atividades educativas sobre alimentação saudável, higiene bucal, importância da vacinação das crianças em dia; antropometria; avaliações individuais de saúde; solicitações de cartões de vacina; e palestras com os temas a “Caderneta da Criança: Mais que um documento”, e sobre os hábitos de higiene bucal do bebê e banco de leite materno.  

A Semana do Bebê teve sequência na terça-feira (13), com ações promovidas nas USFs 4 e 5. Foram promovidas atividades práticas e estímulos ao desenvolvimento psicomotor na primeira infância; antropometria nas crianças de um ano; palestras sobre aleitamento materno e introdução alimentar, caderneta de vacinação, e sobre a primeira dentição e retirada da chupeta, o combate as infecções sexualmente transmissíveis (IST), fumo e álcool na gestão, além de book de fotos para as mamães e bebês.

Na quarta-feira (14), foram realizadas ações voltadas para as famílias do Programa Criança Feliz, na sede do Cras, e para as mães e crianças assistidas pelas USFs 4, 5 e 6, com oficinas práticas sobre nutrição e alimentação saudável; palestras sobre alimentação, prevenção de diabetes e hipertensão na gestação, a importância do pré-natal, a importância das saúde bucal e higiene oral na primeira infância, shantala; e sessão educativa de cinema com os alunos da Escola Municipal Aristarco Machado.

Nesta quinta-feira (15), a programação terá sequência com ações na USF 1, no bairro Nossa Senhora de Fátima, com palestras sobre a importância da vacinação em dia, sobre o pré-natal, o aleitamento materno, a alimentação na gestação; a higiene oral para bebês e cuidados com a primeira dentição e retirada da chupeta; e ginástica do bebê. 

Na USF 2, no Centro, serão realizadas atividades com os pais e alunos da Escola Municipal Jovino Machado (Maternal), sobre a alimentação saudável e formas de prevenção de acidentes com os pais. Na USF 4, na Escola Municipal Maria do Carmo, será realizada uma sessão de cinema sobre nutrição. Na USF 5, palestra sobre sobrepeso infantil.

O último dia da Semana do Bebê acontecerá nesta sexta-feira (16), com ações na USF 5, com palestra sobre aleitamento materno; orientação sobre a introdução alimentar para bebês, a importância do pré-natal e a alimentação saudável na prevenção de diabetes e hipertensão gestacional. 

A SEMANA DO BEBÊ

A realização da Semana do Bebê é garantida por força de Lei Municipal. A primeira edição do evento aconteceu em agosto de 2018. Na ocasião, foram abordados temas relativos à prevenção de acidentes com bebês e na primeira infância; a importância da identificação de sinais de violência sofridas na idade infantil; e ações e brincadeiras voltadas para o envolvimento das crianças com a família.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DETALHADA DO EVENTO:

Ações da USF 4 (Frei Damião) para crianças < 1: 
-    Prática e estímulo ao desenvolvimento psicomotor na primeira Infância;
-    Antropometria nas crianças < 1 ano;
-    Palestra sobre aleitamento materno e introdução alimentar;
-    Palestra Caderneta da Criança: Mais que um documento;
-    Cuidados com a Primeira Dentição e Retirada da Chupeta;
-    Book de fotos mãe e bebê;

•    Ações da USF 5 (Zona Rural) 
-    Palestra: Combate as ISTs, Fumo e Álcool na Gestação.
-    Ações para as Famílias do Programa Criança Feliz : 
Local: Sede do CRAS às 14:00h
-    OFICINA PRÁTICA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL

•    Ações da USF 4 (Frei Damião) para Gestantes: 
-    Palestra Alimentação na Gestação: prevenindo Diabetes e Hipertensão;
-    A importância do Pré-Natal;
-    Book Fotográfico para gestantes;
-    A importância das Consultas Odontológicas.

•    Ações da USF 5 (Zona Rural) :
-    Palestra: Saúde Bucal (Higiene Oral na 1ª Infância).

•    Ações da USF 6 (Bairro São Sebastião)
-    Nutrição como forma de amor, com a nutricionista;
-    Shantala;
-    Cineminha Educativo com Alunos da Escola Aristarco Machado;
-    Cuidados com a Primeira Dentição e Retirada da Chupeta.

-    15/09/2019 – Quinta-Feira

•    Ações da USF 1 (Nossa Senhora de Fátima): 
-    Chá da Tarde;
-    Álbum seriado orientando sobre a importância da Vacinação;
-    Palestra a importância do Pré-Natal,  Aleitamento Materno e Alimentação na Gestação;
-    Orientação sobre Higiene Oral para Bebês e cuidados com a primeira Dentição e Retirada da Chupeta;
-    Ginastica dos Bebê com Fisioterapeuta.

•    Ações da USF 2 (Centro)
Local:  Na escola Municipal Jovino Machado (Maternal)
-    Atividade sobre Alimentação Saudável e prevenção de Acidentes com os pais;

•    Ações da USF 4 (Frei Damião) 
Local: Na escola Municipal Maria do Carmo 
-    Cineminha Educativo sobre Alimentação Saudável;

•    Ações da USF 5 (Zona Rural) 
-    Palestra: Sobrepeso Infantil.

-    16/09/2019 – Sexta-Feira
    
•    Ações da USF 5 (Zona Rural) 
-    Palestra sobre Aleitamento Materno;
-    Orientações sobre a Introdução alimentar para Bebês;
-    A importância do Pré-Natal e Alimentação Saudável na prevenção de Diabetes e Hipertensão Gestacional.

 « Voltar
shareCompartilhe