Notícias
Campanha ‘Santa Luzia + Limpa’ faz o lançamento de coletores para o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos
Por Assessoria de Comunicação / PMSL Sábado, 9 de Outubro de 2021
.jpeg)
Na oportunidade, o prefeito Zezé destacou a importância do lançamento da Campanha ‘Santa Luzia + Limpa’ para o desenvolvimento de ações que visam evitar a degradação do meio ambiente. “Devemos preservar e cuidar da natureza. Temos a obrigação de proporcionar às futuras gerações uma qualidade de vida digna, ar puro, água limpa, resíduos sólidos com descarte correto, mas, tudo isso depende da educação ambiental, depende de um projeto como esse que está iniciando em Santa Luzia”, frisou.
A coordenadora do Programa de Educação Ambiental, Iracy Wanderley, explicou que a campanha visa o descarte correto dos resíduos, que podem gerar renda para centenas de famílias, por meio da reciclagem, bem como contribuir com a melhoria do meio ambiente, evitando a poluição de águas, do solo, e a proliferação de doenças.
“Esse projeto está pautado na coleta e descarte correto dos resíduos eletroeletrônicos, que são a televisão que não serve mais, o telefone celular que não serve mais, e a geladeira que não serve mais, entre outros. Esses eletroeletrônicos são compostos por materiais pesados, e o descarte correto contribui com a retirada do meio ambiente de resíduos com alto poder de contaminação, gerando oportunidade de trabalho”, explicou.
Os três coletores de resíduos eletroeletrônicos ficarão instalados na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no bairro Nossa Senhora de Fátima; no supermercado Nova Vida, no bairro São José; e no canteiro de obras da Empresa Neoenergia, na zona rural.
SANTA LUZIA + VERDE
Na oportunidade, também foi realizado o lançamento do Projeto ‘Santa Luzia + Verde’, que promete distribuir e plantar 100 mil mudas de árvores no município, incorporando os perímetros urbano e rural. Segundo a coordenadora Iracy Wanderley, os projetos foram construídos após escuta da sociedade santa-luziense.
“Nosso objetivo é operacionalizar boas ideias e buscar meios de melhoria ao meio ambiente, promovendo o conforto ambiental, para trazer a água de volta, e, tirando esses resíduos do meio ambiente. Também estamos contribuindo com a mudança do clima no planeta. Esse projeto tem um alcance não só na cidade, mas em toda a parte do mundo”, frisou.
COMITÊS
Os projetos contam com a participação de membros do Comitê Municipal de Educação Ambiental, formado por representantes das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, Ciência e Tecnologia; representantes da juventude e da sociedade civil organizada; e também do Comitê Escolar de Educação Ambiental, formado por dirigentes escolares, professores, representantes de conselheiros escolares, entre outros.
O evento contou com a participação do vice-prefeito Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega (Chicão); de Francisco Júnior, representante dos Agentes Ambientais; Maria do Socorro, representante do Comitê Escolar de Educação Ambiental; Paulo Trindy, representante do Comitê Municipal de Educação Ambiental; e Fernando Perfeito, Representante da empresa Circular Brain; entre outros. « Voltar