Notícias
Museu Comunitário Jeová Batista de Azevedo está aberto para visitação pública com novas peças em seu acervo
Por Assessoria de Comunicação / PMSL Terça-Feira, 31 de Agosto de 2021

O Museu Comunitário Jeová Batista de Azevedo está aberto para visitação pública, após fechamento temporário durante o período de pandemia da Covid-19. Com a queda no número de casos da doença no município, a Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Ciência e Tecnologia, determinou o retorno às atividades normais deste importante equipamento de fomento cultural, valorização e resgate da história, que este ano comemora 50 anos de fundação.
De acordo com o diretor do Museu Comunitário, Rommeryto Augusto, na observância dos protocolos sanitários e com atendimentos diferenciados com grupos menores, as visitas presenciais iniciaram após a reorganização de todo o acervo de peças da instituição. O museu reabre com a nova Sala de Exposições, que foi anunciada na programação da 19ª Semana Nacional dos Museus, ocorrida de forma virtual no perfil do Instagram da instituição.
“Após a situação de saúde estadual e local melhorar em seus boletins e com a autorização dos decretos vigentes, a equipe do Museu Jeová Batista reabriu as visitas ao público. Neste ano comemorativo para a instituição, foi necessária uma reorganização de peças e espaços do Sobrado que abriga a instituição desde 2017, para que o distanciamento de 1,5m seja respeitada entre as pessoas que procuram conhecer um pouco da memória e da história”, frisou Rommeryto.
VISITAÇÃO
As visitas presenciais ao Museu Jeová Batista podem ocorrer em grupos de três pessoas junto com o guia de visitas. Também está disponível junto à diretoria o agendamento de aulas virtuais, por meio de plataformas disponibilizadas pelas instituições interessadas ou com gravação de imagens para postagens posteriores. Essa última alternativa é disponível em caso de interesse por parte de grupos maiores de três pessoas ou de visitantes de outras cidades.
A máscara é item obrigatório para entrar na instituição, além da ausência de sintomas gripais, como também, não é permitido o toque nas peças e a higienização das mãos deve ocorrer, pelo menos duas vezes, durante a visita.
HORÁRIOS
Os horários de visitas presenciais são nas terças e quintas-feiras, nos horários das 8h às 13h; nas quartas-feiras, das 14h às 18h, e nas sextas-feiras, das 14h às 20h, com a realização, neste dia, do evento "Uma noite no Museu". Aos sábados, o espaço é aberto conforme agendamento prévio, no período da manhã.
EXPOSIÇÕES
A Sala de Recepção do Museu Comunitário Jeová Batista de Azevedo agora tem exposições temporárias e apresenta temáticas com o acervo da instituição e de peças que constantemente são doadas pelos cidadãos, filhos ausentes e instituições, inclusive, tendo as doações recebidas nesse período de pandemia da Covid-19.
CINQUENTENÁRIO
O Museu Comunitário Jeová Batista de Azevêdo comemora 50 anos de fundação no dia 24 de novembro, junto com a data de aniversário de emancipação política de Santa Luzia. A direção já iniciou os preparativos da programação das próximas exposições, denominadas ‘O Patrono e o Folclore’, ‘Semana da Pátria e os ex-combatentes’, e ‘15ª Primavera dos Museus’, que ocorrerão entre os meses de agosto, setembro, outubro e novembro, como parte dos eventos comemorativos pelo sesquicentenário da cidade.