Carregando...

Notícias

População participa de ‘Dia D’ de vacinação e mais de 1,7 mil pets são imunizados contra a raiva animal, em Santa Luzia

Por Assessoria de Comunicação / PMSL   Sábado, 9 de Outubro de 2021

A Prefeitura de Santa Luzia disponibilizou sete pontos de imunização distribuídos pela cidade, neste sábado (9), no ‘Dia D’ da campanha de vacinação antirrábica. Dezenas de profissionais estiveram mobilizados o dia inteiro para atender à população que levou seus pets para serem imunizados contra a raiva animal.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, já foram vacinados um total de 1.734 pets na atual campanha de imunização antirrábica, sendo 1.099 cães e 635 gatos.

Quem não conseguiu ir a um dos pontos de vacina disponíveis neste ‘Dia D’, poderá levar seu animal para imunizar a partir da próxima quarta-feira (13), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Antonio Bento, no horário das 8h às 11h.

De acordo com a gerente de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, Murielle Magda, os felinos e caninos devem ser imunizados a partir dos três meses de vida. “A raiva é uma doença que está controlada, mas não foi erradicada. Então é fundamental que os responsáveis tragam seus animais, mantenham a vacinação deles em dia, procurando sempre fazer no mesmo período em que foi feito no ano anterior”, frisou.

Vacinação itinerante

A Secretaria de Saúde tem disponibilizado um serviço de vacinação itinerante para as pessoas que moram na zona rural. Dessa forma, elas não precisarão se deslocar até o posto de vacinação e seus pets serão imunizados em casa. O atendimento nesses casos ocorre em domicílio, por meio dos agentes da Secretaria de Saúde.
Raiva animal

A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).
« Voltar