Carregando...

Notícias

Prefeitura de Santa Luzia inicia vacinação de crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidade

Por Assessoria de Comunicação / PMSL   Segunda-Feira, 17 de Janeiro de 2022

A Prefeitura de Santa Luzia inicia a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 até 11 anos de idade, nesta terça-feira (18), das 7h às 11h e das 13h às 17h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) I, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Os primeiros grupos a serem imunizados serão as crianças com deficiência permanente ou que tenham alguma comorbidade.

Conforme orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, serão incluídas posteriormente as crianças indígenas, quilombolas, aquelas que vivem em lar com pessoas de alto risco para evolução grave de Covid-19 e as crianças sem comorbidades em ordem decrescente de idade. Será aplicado o imunizante da Pfizer pediátrico, com dose reduzida, que equivale a 1/3 da dose normal.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ceciliana Medeiros, os pais ou responsáveis pelas crianças deverão estar presentes no momento da vacinação, manifestando sua concordância com a imunização. No caso da ausência dos pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de consentimento por escrito.

Documentação para crianças

No momento da vacinação, será necessário apresentar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento da criança, cartão SUS, comprovante de residência em Santa Luzia e laudo médico comprovando comorbidade ou deficiência.

Comorbidades

São consideradas comorbidades para o público infantil pelo Ministério da Saúde: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensa; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas; Doença renal crônica; Imunocomprometidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de down; Cirrose hepática.

Local de vacinação:

- Unidade Básica de Saúde I - João Bosco Torres de Medeiros.
Rua Quiezinho Fernandes, S/N, Bairro Nossa Senhora de Fátima.
Horário: das 7h às 11h e das 13h às 17h.
« Voltar