Notícias
Prefeitura de Santa Luzia investe na modernização e realiza entrega tablets para Agentes Comunitários
Por Assessoria Sexta-Feira, 1 de Setembro de 2017
O prefeito de Santa Luzia José Alexandre (Zezé) apresentou na tarde desta quinta-feira (31), ao lado da secretária de Saúde, Mirtes Nóbrega, o novo sistema de georreferenciamento que será utilizado por agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes comunitários de endemias (ACE) no município.
Além da apresentação do sistema aos agentes, a Prefeitura realizou a distribuição de 48 tablets. O Sistema que funciona por meio de um aplicativo, visa facilitar o trabalho dos agentes, que agora irão fazer o envio eletrônico das informações, coletadas nas residências visitadas.
O prefeito do município Zezé ressaltou a importância da medida para a melhoria na qualidade de vida da população. “Santa Luzia sai á frente de outras grandes cidades fazendo adesão a esse grandioso projeto. Teremos agora uma condição de estudar melhor o nosso território e assim identificar áreas que necessitam de maior ação de saúde ou de controle de endemias. É uma inovação importante associada a tecnologia e que fará a diferença no trabalho dos nossos agentes,” comentou o gestor.
Além do envio eletrônico e com segurança, as informações coletadas também são georreferenciadas pelo GPS do Smartphone. Com isso, os dados podem ser apresentados em tempo record em mapas geográficos da região de cobertura, facilitando a localização de áreas endêmicas de maneira eficaz e direta. A secretária de Saúde Mirtes Nóbrega disse que a implantação do sistema faz parte da reestruturação das políticas públicas de saúde do município e que o investimento representa o compromisso da gestão com os servidores e população.
No Brasil
Em todo o Brasil, a coleta de dados do Programa de Atenção Básica à Saúde, sempre foi realizada por meio de formulários em papel com informações coletadas no próprio domicílio pelos agentes de saúde, dificultando e atrasando o envio de informações.