Carregando...

Notícias

Rede Municipal de Saúde inicia campanha de vacinação contra a gripe para grupos prioritários em Santa Luzia

Por SECOM / PMSL   Terça-Feira, 1 de Abril de 2025

A Prefeitura de Santa Luzia deu início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) I, II, III, IV e IV – exceto a UBS V - do município. A ação tem como objetivo imunizar o grupo prioritário contra o vírus da gripe, reduzindo os riscos de complicações, internações e óbitos decorrentes da doença. A campanha seguirá até o dia 31 de maio, com a meta de vacinar 90% do público-alvo.

A partir deste ano, a vacina contra a influenza passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Além disso, a vacinação estará disponível ao longo de todo o ano para os grupos prioritários. Outra novidade é a inclusão dos trabalhadores dos Correios entre os beneficiados pela imunização.

A proteção proporcionada pela vacina é a principal estratégia de prevenção contra a influenza. A imunização garante proteção durante o período de maior circulação do vírus, ajudando a evitar casos graves da doença.

Quem pode se vacinar?

Os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde incluem:

Prioritário: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

Especial: Puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e servidores do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais.

Documentos necessários

Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão de vacinação e documentos comprobatórios da inclusão no grupo prioritário. Trabalhadores devem levar um documento de identificação com foto e um comprovante de vínculo empregatício, como declaração da empresa, carteira do conselho de classe ou contracheque. Pessoas com doenças crônicas precisam apresentar um laudo médico.

A Importância da Vacinação

A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, sendo altamente transmissível e com potencial para causar epidemias sazonais. Nos casos mais graves, pode levar à hospitalização e até mesmo ao óbito. A vacina protege contra três subtipos do vírus Influenza: A-H1N1, A-H3N2 e B.
Com a permanência da Covid-19 como uma preocupação global, o Ministério da Saúde recomenda que a população aproveite a campanha para atualizar também a situação vacinal contra a Covid-19.

Locais de Vacinação

A vacinação contra a influenza estará disponível nas seguintes UBS:

• Unidade Básica de Saúde I - João Bosco Torres de Medeiros, Rua Quiezinho Fernandes, S/N, Bairro Nossa Senhora de Fátima.

• Unidade Básica de Saúde II - José de Anchieta Lima, Avenida Felipe Medeiros, Centro.

• Unidade Básica de Saúde III - Márcia Patrícia de Medeiros, Rua Antônio Moisés, S/N, Bairro São José.

• Unidade Básica de Saúde IV - Antônio Bento de Morais, Rua Professora Tereza de Jesus Medeiros, S/N, Bairro Frei Damião.

• Unidade Básica de Saúde VI - Roberval Eliseu da Nóbrega, Rua João Paulo da Silva, S/N, Bairro São Sebastião.
« Voltar