Notícias
Santa Luzia, 152 anos: Prefeito Zezé entrega requalificação do Museu Municipal e determina reabertura para visitação pública
Por ASCOM / PMSL Segunda-Feira, 27 de Novembro de 2023

Na manhã da última sexta-feira, dia 24 de novembro, data de aniversário de 152 anos de emancipação política do município de Santa Luzia, o prefeito José Alexandre (Zezé) promoveu a entrega da requalificação do Museu Municipal Jeová Batista de Azevedo. O equipamento passou por ampla reforma, com implantação de melhorias no acervo e na estrutura.
Na oportunidade, o gestor destacou que o Museu Jeová Batista de Azevedo cumpre importante função social na preservação da história do município de Santa Luzia. Ele reabrirá as portas para visitação pública com renovação estrutural e com a reformulação museológica.
“Santa Luzia é uma cidade histórica, rica em tradições culturais, e a gestão municipal tem trabalhado e priorizado a preservação de nossas memórias, com um rico acervo disponível para a visitação. O Museu Municipal é um patrimônio do seu povo, e, a partir de agora, está reaberto com melhorias no acervo e na apresentação de vários documentos históricos que fizeram parte desses 152 anos da cidade”, destacou o prefeito.
ESTRUTURA
A reforma do Museu Jeová Batista de Azevedo contemplou a renovação do teto, com a troca de todo o telhado do antigo casarão que abriga o equipamento; além de serviços de drenagem e escoamento de água; renovação da pintura, da fiação elétrica, melhoria na iluminação, aquisição de novos móveis para exposição das peças, entre outras melhorias.
ACERVO
Também foi promovida a Reformulação Museológica, com abertura de novas salas de exposição, a exemplo da Herança Quilombola, com mostra da Irmandade do Rosário e da Comunidade Quilombola do Talhado; Som e Imagem, com instrumentos musicais, maquinários de cinema e projeção, áudio e vídeo; Ciências e Saúde, com antigas peças nas áreas de ciências e de atendimento hospitalar; Memórias de Ofício, com peças de profissões e antigas residências de Santa Luzia; e Arqueologia e História Natural, com materiais antigos de residências e famílias de Santa Luzia, animais empalhados e fósseis identificados na região.
“A partir de agora, a reformulação museológica passa a ter conceitos e padrões da Museologia, com orientação de um curador [Augusto Moraes], que tem feito seleção das peças, orientação no cuidado e limpeza de cada uma e oficina prática com os participantes do Mini-curso de Introdução a Museologia”, explicou o administrador do Museu Jeová Batista de Azevêdo, Rommeryto Augusto.
PRESENÇAS
A reabertura contou com as presenças do deputado federal Hugo Motta, do deputado estadual Alexandre de Zezé, dos vereadores Professor Félix Júnior, Flávio Marinho, Hianna Nóbrega e Ceicinha Cabral, dos secretários Henry Lira (Gestão Pública), Maria Lúcia Lira (Assistência Social), Tereza Nóbrega (Cultura, Ciência e Tecnologia), Fátima Sales (Educação), Ceciliana Medeiros, Cesár Lira (Serviços Urbanos), auxiliares da gestão, educadores, historiadores, entre outras autoridades e representantes da sociedade civil organizada.
FUNCIONAMENTO
O Museu Jeová Batista de Azevêdo já está funcionando de acordo com agendamento. Contudo, a partir da próxima semana, a administração informa que abrirá as portas para visitação pública em geral, dentro das festividades da Padroeira Santa Luzia.
A reabertura contará com a “Exposição Igrejas no Brasil”, de Luizmar Oliveira, colecionador que apresentará obras de três pintores diferentes, que incluem no acervo pinturas da Igreja Matriz de Santa Luzia e da Capela de São Sebastião.
VEJA IMAGENS:
« Voltar