Carregando...

Notícias

Santa Luzia tem 148 artistas, agentes culturais e espaço cultural beneficiados com recursos assegurados pela Lei Aldir Blanc

Por Assessoria de Comunicação / PMSL   Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2021

A Prefeitura de Santa Luzia concluiu, no último mês de dezembro, o pagamento dos projetos aprovados em quatro editais lançados pela Secretaria Municipal de Educação e a Gerência de Cultura, no âmbito da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020). Foram 148 beneficiados, sendo  artistas, agentes culturais e um espaço cultural, envolvidos no setor da cultura local que tiveram suas atividades afetadas devido à pandemia da Covid-19. 

O município de Santa Luzia recebeu R$ 130.673,45 de recursos federais para aplicação na cultura local, durante o período da pandemia. Foram contemplados diversos segmentos culturais. Entre eles, um espaço de cultura; grupos de teatro, de dança e de forró; poetas, repentistas e Djs; artistas plásticos; técnicos de som e iluminação; quadrilhas juninas; espaço de entretenimento, a exemplo de trabalhadores de parques de brinquedos infantis;  instrumentistas, músicos e produtores; artesãos. 

A secretária Fátima Sales, destacou a importância da Lei Aldir Blanc. “Esses recursos chegaram em boa hora. O segmento cultural foi dos mais prejudicados diante da pandemia. A cultura e a arte são partes essencial do ser humano, nos conecta e nos faz refletir sobre quem somos, principalmente em tempos difíceis como este", explicou.
WhatsApp Image 2021-01-27 at 09.31.22 (2)De acordo com o gerente de Cultura, Henrique Medeiros, mesmo com a dificuldade existente no período de execução da Lei Aldir Blanc provocada pela pandemia e pelas vedações da Lei das Eleições, o município conseguiu atingir vários setores e segmentos da cultura, com a execução de 92% dos recursos destinados à Santa Luzia. 

CONTRAPARTIDA

Os agentes culturais e entidades beneficiadas através dos editais deverão realizar atividades de contrapartida destinadas, prioritariamente, aos alunos das escolas públicas ou de atividades em espaços públicos da comunidade, seguindo  um calendário apresentado pela secretaria de educação em uma data adequada. 

“Toda a cadeia produtiva da cultura foi alcançada pelo trabalho da Secretaria de Educação, e por seus colaboradores, através editais, premiações e aquisição de bens e serviços. Entendemos que a aplicação da Lei Aldir Blanc foi um sucesso em nossa cidade, tendo em vista que alguns municípios se quer, tentaram aplicar a lei, chegando a devolver  totalmente os recursos sem executá-los”, comentou o gerente de Cultura, Henrique Medeiros.

 
« Voltar