Carregando...

Notícias

Vigilância Sanitária de Santa Luzia intensifica fiscalização contra bebidas adulteradas com risco de contaminação por metanol

Por SECOM / PMSL   Segunda-Feira, 13 de Outubro de 2025

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Luzia, por meio da Vigilância Sanitária, iniciou nesta segunda-feira (13) uma operação preventiva de fiscalização em estabelecimentos comerciais do município, com o objetivo de combater a venda de bebidas alcoólicas adulteradas e garantir a segurança da população.

A ação ocorre em meio a um alerta nacional sobre riscos de contaminação por metanol, substância altamente tóxica que pode causar intoxicações graves, cegueira e até a morte.

Durante as fiscalizações, a equipe técnica da Vigilância vistoria distribuidores, bares, restaurantes, conveniências, hotéis e pousadas, verificando a procedência, rotulagem e regularidade das bebidas, além das condições de armazenamento e da presença de selos e registros no Ministério da Agricultura.

“Estamos intensificando a fiscalização em toda a cidade e realizando também ações de educação e conscientização”, afirmou Joana Luiza, gerente da Vigilância Sanitária de Santa Luzia. “Nosso trabalho é preventivo e educativo, para garantir que as bebidas comercializadas estejam dentro das normas e proteger a saúde da população”, reforçou.

Ação educativa e de conscientização

Além das vistorias, a operação também tem caráter informativo. Nos estabelecimentos fiscalizados, cartazes orientativos foram afixados com recomendações sobre como identificar e evitar bebidas adulteradas com metanol, alertando comerciantes e consumidores sobre os riscos à saúde.

A Secretaria de Saúde reforça que o consumo de bebidas com metanol é extremamente perigoso, podendo provocar danos permanentes à visão (incluindo cegueira irreversível), lesões no sistema nervoso, falência de órgãos e morte.

Os sintomas iniciais podem se confundir com os de uma ressaca comum — como náuseas, dor de cabeça e tontura — mas evoluem rapidamente para problemas graves, incluindo alterações visuais severas, convulsões e coma.

Canais de denúncia e emergência

A Vigilância Sanitária orienta que qualquer suspeita de irregularidade na venda ou consumo de bebidas alcoólicas seja comunicada à Secretaria Municipal de Saúde de Santa Luzia.

📞 Canais de emergência:

SAMU: 192

Disque Intoxicação (24h): 0800 722 6001


 
« Voltar