Carregando...

Notícias

Após as chuvas, força-tarefa da Secretaria de Serviços Urbanos realiza ação de limpeza e capinagem de logradouros públicos

Por Assessoria de Comunicação/PMSL   Segunda-Feira, 1 de Junho de 2020

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, deu continuidade, nesta segunda-feira (1), as ações promovidas pela força-tarefa de limpeza e capinagem de logradouros públicos. A ação foi possível graças à estiagem do período chuvoso, que em 2020 superou o marco temporal registrado nos últimos anos. Os serviços vão atender todos os bairros do município. 

O secretário de Serviços Urbanos, César Lira, explicou que as equipes estão diariamente em vários pontos de Santa Luzia. Segundo ele, a Prefeitura tem realizado o serviço de limpeza periodicamente nos últimos anos, com reforço, especificamente, no período compreendido entre os meses maio e junho. 

“O que ocorreu este ano foi atípico. O período de chuvas se prolongou até o final de maio, e, isso impossibilitou a limpeza, gerando o crescimento exagerado da vegetação. Ademais, vários funcionários nossos estão afastados de suas funções por pertencerem a grupos de risco da Covid-19. Mas, as equipes já estão nas ruas realizando os serviços, enquanto as chuvas estiverem cessadas”, explica. Ele lembra que os agentes da Secretaria já realizaram a limpeza completa do Cemitério Público Municipal São Miguel. 

Confira o serviço de limpeza realizado no início de maio: 

 
 

LIMPEZA DO AÇUDE PADRE IBIAPINA

O secretário César Lira explicou ainda que a limpeza periódica do Açude Padre Ibiapina (Açude Velho) também depende da estiagem das chuvas. Ele afirma que, se não chover mais, a limpeza da vegetação ocorrerá nos próximos dias. Já as áreas molhadas terão que esperar a drenagem natural do solo.

“Precisamos lembrar que, desde 2017, a ação de limpeza do Açude Padre Ibiapina tem sido realizada, ano após ano, pela gestão municipal. Basta ver a diminuição gradual de mosquitos, do tipo pernilongo (muriçocas) e aedes aegypti (causador da dengue, zika vírus e Chikungunya), e o odor que era proveniente daquela região”, comenta.    

Confira imagens dos serviços de limpeza do Açude Padre Ibiapina, em 2019:


 


TERRENOS PRIVADOS  

Por fim, o secretário conclama os proprietários de terrenos baldios privados que realizem a limpeza da vegetação que cresceu nos últimos meses. “Se o terreno é público, é feito o agendamento e a limpeza pela Prefeitura. Sendo ele privado, o proprietário é o responsável para que seja estabelecida a limpeza da área. Caso o proprietário não cumpra essa etapa estará sujeito a possíveis infrações”, frisa.
« Voltar