Notícias
Com apoio da Prefeitura, Santa Luzia realiza 7º Forró Bode e reforça apoio ao produtor rural com maior estrutura do evento
Por SECOM / PMSL Domingo, 16 de Novembro de 2025
A valorização do trabalho dos criadores e produtores rurais voltou ao centro da agenda de Santa Luzia com a realização da 7ª edição da Feira de Exposição de Caprinos e Ovinos – “Forró Bode”. O evento, que integra as comemorações dos 154 anos de emancipação política do município, teve início na sexta-feira (14), na Praça de Eventos José Augusto de Araújo, e seguiu neste sábado (15) com ampla participação de criadores da região do Vale do Sabugi.Representando o prefeito Henry Lira, o secretário municipal de Administração e Articulação Política, José Alexandre de Araújo (Zezé), participou da abertura oficial e destacou o apoio financeiro e logístico ofertado pela Prefeitura de Santa Luzia para esta edição. Segundo ele, o fortalecimento da zona rural e da agricultura familiar é prioridade da gestão.
A estrutura da feira reúne estandes das Secretarias Municipais de Saúde — que oferece serviços como primeiros socorros, testes de glicemia e aferição de pressão arterial — e de Cultura e Turismo, responsável pela divulgação das potencialidades locais. A prefeitura também garantiu suporte para os currais, abastecimento de água potável e iluminação.
Zezé lembrou que foi ele quem sancionou, em 2017, a Lei Municipal nº 837/2017, que incluiu oficialmente o “Forró Bode” no calendário de eventos da cidade, quando ocupava o cargo de prefeito.
“O Forró Bode é mais do que uma feira, é o reconhecimento do papel fundamental do homem do campo na economia e na cultura de Santa Luzia. Temos trabalhado para garantir condições, estrutura e incentivos para que nossa zona rural continue crescendo e gerando renda para centenas de famílias”, disse.
O secretário executivo da Agricultura Familiar da Paraíba, Bivar Duda, também destacou a relevância do evento e do incentivo à caprinocultura no Vale do Sabugi. Ele afirmou que esta é a melhor edição já realizada, tanto em estrutura quanto na participação dos criadores.
“A caprinocultura é uma das grandes forças econômicas do semiárido. Quando fortalecemos eventos como o Forró Bode, ampliamos oportunidades de renda, melhoramos a qualidade da produção e damos visibilidade ao trabalho dos nossos agricultores familiares”, disse.
Durante a programação, produtores da Associação Rural do Saco dos Goitis e da Cooperbarra assinaram o CAF Jurídico, documento que habilita empreendimentos familiares rurais — como agroindústrias, associações e cooperativas — ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), permitindo acesso às políticas públicas voltadas ao setor.
O evento é organizado pela Associação Rural de Criadores de Caprinos e Ovinos de Santa Luzia (ARCCOMSL), com apoio do STTR, CARVES, Prefeitura de Santa Luzia, Governo da Paraíba — por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido —, Projeto Cooperar, Procase, Funcern e CooperBarra.
A abertura da feira de negócios teve as presenças do presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, vereador Professor Félix Júnior; do vereador Gabriel Nóbrega; dos secretários municipais Bruna Duda (da Agricultura Familiar), Wagner Dantas (de Desenvolvimento Agropecuário), Tereza Nóbrega (Cultura e Turismo), Moises Alvino (Saúde), César Lira (Planejamento e Gestão); Guilherme Morais (Desenvolvimento Urbano), Valdomiro Lima (Controladoria), Woxton Nóbrega (Comunicação); de representantes da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), e de entidades rurais do município e do Vale do Sabugi, entre outras autoridades. « Voltar
.jpg)
.jpg)


.jpg)