Carregando...

Notícias

Dia D de vacinação recebe público acima da média em Santa Luzia; programa de imunização continua diariamente nas UBS

Por ASCOM / PMSL   Segunda-Feira, 24 de Julho de 2023

O município de Santa Luzia registrou uma grande procura da população no último sábado (22), 6º Dia D de vacinação de 2023 em todo estado. Na ocasião, foram disponibilizadas doses contra covid-19 e também as vacinas oferecidas na rotina para crianças, adolescentes e adultos. Neste dia de mobilização foram aplicadas 347 doses.

A vacina bivalente contra covid-19, oferecida como reforço para todas as pessoas a partir de 18 anos e público prioritário a partir de 12, contemplou 112 pessoas. Foram aplicadas ainda 59 doses monovalente contra a doença; 116 doses de rotina (outras doenças) e 60 imunizações contra Influenza.

O número foi considerado satisfatório pela Secretaria Municipal de Saúde. “Santa Luzia já oferta a vacinação diariamente nas Unidades Básicas de Saúde. O Dia D é planejado estrategicamente para acontecer no final de semana, para facilitar o acesso da população às doses. A tática tem funcionado para atrair as pessoas que não podem comparecer aos postos durante a semana”, frisou a secretária Ceciliana Medeiros.

Além das vacinas oferecidas em campanhas, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) prevê vacinas que protegem contra, pelo menos, 19 agravos e que estão disponíveis diariamente nos postos de vacinação.

VACINAÇÃO DIÁRIA

Em Santa Luzia, a vacinação contra a covid-19 e demais imunizantes que protegem contra poliomielite, tétano, sarampo, previnem contra HPV e, claro, a vacina contra influenza, além de todas as outras previstas no PNI ocorrem em postos instalados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Pessoas com dificuldade de locomoção cadastradas na Secretaria Municipal de Saúde, são imunizadas em domicílio.

A vacinação de rotina ocorre todos os dias, de segunda a sexta-feira, no horário da manhã, nas UBS I, II, IV e VI.

Já a imunização contra a covid-19 ocorre de segunda a sexta, pela manhã e à tarde, na UBS III.

VACINAS

As vacinas contra Influenza e Covid-19 estão disponíveis para toda a população acima de seis meses de idade. Já a vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada aos maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de 4 meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. O público-alvo são pessoas acima de 18 anos, além de pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.

Lembrando que todas as doses disponíveis contra Covid-19 ou Influenza podem ser administradas simultaneamente com qualquer outro imunizante que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

DOCUMENTAÇÃO

Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra Influenza e demais vacinas do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.

Confira os endereços das Unidades Básicas de Saúde com postos de vacinação:

- Unidade Básica de Saúde I - João Bosco Torres de Medeiros.
Rua Quiezinho Fernandes, S/N, Bairro Nossa Senhora de Fátima;

- Unidade Básica de Saúde II - José de Anchieta Lima.
Rua José Alves Dantas, nº 238, Bairro Antônio Bento;

- Unidade Básica de Saúde III - Márcia Patrícia de Medeiros.
Rua Antônio Moisés, S/N, Bairro São José;

- Unidade Básica de Saúde IV - Antônio Bento de Morais.
Rua Professora Tereza de Jesus Medeiros, S/N, Bairro Frei Damião.

- Unidade Básica de Saúde VI - Roberval Eliseu da Nóbrega.
Rua João Paulo da Silva, S/N, Bairro São Sebastião.




 
« Voltar