Notícias
Em parceria com a Prefeitura, Santa Luzia recebe jornada Paraíba Produtiva, movimenta setor agropecuário e beneficia famílias
Por ASCOM / PMSL Segunda-Feira, 27 de Novembro de 2023
.jpeg)
Dentro das comemorações alusivas aos 152 anos de emancipação política de Santa Luzia, o município recebeu, na última quinta-feira (23), a II Jornada Paraíba Produtiva Regional. A iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), contou com a parceria com a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Produção Rural, Desenvolvimento e Trabalho.
A ação voltada para agricultura familiar movimentou o setor agropecuário dos municípios que compõem a região do Vale do Sabugi.
Estiveram à frente da Jornada Produtiva em Santa Luzia, o secretário estadual de Agricultura Familiar, Frei Anastácio; o secretário executivo Bivar Duda; o gerente regional Francisco Acácio, o prefeito José Alexandre de Araújo (Zezé); o vice-prefeito Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega (Chicão) e o secretário Municipal de Produção Rural, Desenvolvimento e Trabalho, Thiago Araujo; além das presenças do deputado estadual Alexandre de Zezé, do secretário Henry Lira (Gestão Pública), de vereadores e de diversas autoridades e dezenas de agricultores familiares.
A Jornada realizada em Santa Luzia fez parte da festa de 152 anos de emancipação política da cidade, completados nesta sexta-feira (24). Entre as políticas públicas e outros serviços oferecidos destacaram-se emissão de Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF), orientações sobre crédito rural e suas diversas modalidades, assinaturas de propostas dos programas PNFC - Terra Brasil, além dos programas institucionais como Pnae e Pronaf.
A Prefeitura de Santa Luzia desenvolveu atividades, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural, Desenvolvimento e Trabalho, em parceria com a Seafds, a exemplo da distribuição de mudas frutíferas aos agricultores dos municípios de Santa Luzia, São Mamede e Junco do Seridó. A Secretaria Municipal de Saúde montou estande para aferição da pressão arterial e teste de glicemia.
Na ocasião, também foram efetivadas as assinaturas dos termos de adesão ao Programa Garantia Safra com os gestores municipais do Território do Médio Sertão.
VEJA IMAGENS:
FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR
O prefeito Zezé agradeceu ao Governo do Estado, e a Secretaria de Agricultura Familiar de Estado, pela realização da Jornada Produtiva em Santa Luzia. Ele destacou a possibilidade de discussão para construção de um novo mercado público para abrigar a realização de novas feiras de agricultores no município.
“Esta é uma oportunidade importante para os agricultores realizarem negócios, divulgar e comercializar os seus produtos. Que essa feira se torne referência e frequente no município, para que a população possa vivenciar a aquisição de produtos de qualidade, colhidos em nossa região, melhorando a saúde e a geração de emprego e renda para milhares de famílias que dependem da agricultura familiar”, frisou.
O secretário de Produção Rural, Thiago Araújo, destacou a necessidade de implantar novas ferramentas para promover o trabalho dos agricultores de Santa Luzia e região. “Devemos trabalhar e fortalecer, cada vez mais, a agricultura familiar. Vamos chamar os produtores para debater a realização de uma feira semanal exclusiva do gênero. Se depender da nossa vontade, essa feira irá permanecer, pois, nosso objetivo é valorizar o homem do campo”, frisou.
De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Jefferson Morais, as jornadas, além das diversas políticas públicas oferecidas, tem foco em ações e orientações direcionadas para o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da economia de todos os municípios paraibanos. O diretor avalia que a intenção do Governo do Estado é ampliar as políticas públicas destinadas às famílias agricultoras e, com isso, dar um maior impulso à agricultura familiar paraibana que, conforme ele, “tem gerado oportunidade de trabalho, de renda e de qualidade de vida no meio rural”.