Carregando...

Notícias

Idosos com mais de 60 anos e professores são vacinados contra o vírus Influenza (gripe), em Santa Luzia

Por comunicacao   Quinta-Feira, 13 de Maio de 2021

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou na última terça-feira (11), a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe). Nessa fase, que segue até o dia 8 de junho, pessoas com mais de 60 anos e professores, poderão receber a dose do imunizante. A vacina, que protege contra três cepas do vírus Influenza, estará disponível em escolas municipais, conforme cronograma diário (veja ao final da matéria), no horário das 7h às 11h.

Nos pontos de vacinação, o usuário é recebido por um profissional de enfermagem, que faz uma triagem com o objetivo de levantar informações do histórico da pessoa – se está com sintomas gripais ou se já tomou ou está agendado para receber a vacina contra à Covid-19. Neste caso, a recomendação é respeitar um intervalo de 14 dias entre as duas vacinas.

OUTROS GRUPOS 

A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, ocorrida entre 12 de abril e 10 de maio, teve como foco a imunização das crianças de seis meses a menores de 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mães no pós-parto – até 45 dias) e trabalhadores de saúde da Atenção Básica. Os integrantes destes grupos prioritários, que por algum motivo ainda não receberam a dose da vacina, poderão procurar os pontos de vacinação. 

PONTOS DE VACINAÇÃO

Conforme o calendário de vacinação, nas segundas-feiras, a equipe de imunização aplicará as vacinas contra a Influenza para o público assistido pela UBS I, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima, na Escola Municipal Ana Brito de Figueiredo.

Nas terças-feiras será imunizado o público assistido pela UBS II, localizada no Centro da cidade, na Escola Jovino Machado; nas quartas-feiras, da UBS III, localizada no bairro São José, também na Escola Jovino Machado; nas quintas-feiras, da UBS VI, localizada no Bairro São Sebastião, na Escola Aristarco Machado; e nas sextas, da UBS IV, localizada no bairro Frei Damião, na Creche Rui de Figueiredo Morais.

Os moradores da zona rural, que são assistidos pela UBS V, serão imunizados contra a Influenza em domicílio.

- Segunda-feira: Na Escola Ana Brito de Figueiredo, no bairro Nossa Senhora de Fátima (UBS I);

- Terça-feira: Na Escola Jovino Machado, no Centro (UBS II);

- Quarta-feira: Na Escola Jovino Machado, no Centro (UBS III);

- Quinta-feira: Na Escola Aristarco Machado, no Bairro São Sebastião (UBS VI);

- Sexta-feira: Na Creche Rui de Figueiredo Morais, no bairro Frei Damião (UBS IV).

A TERCEIRA FASE

A terceira fase, entre 9 de junho e 9 de julho, abrangerá como público-alvo integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

O IMUNIZANTE 

A vacina contra a gripe não tem eficácia contra o novo coronavírus, mas a imunização vai ajudar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Covid-19, já que alguns dos sintomas são parecidos com os da gripe. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções provocadas pelo vírus Influenza, e também desafogar os serviços de pronto atendimento.

A vacina protege contra os três tipos de vírus que mais circulam no hemisfério sul: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Há um alerta para quem se vacinou contra a Covid-19: essas pessoas deverão respeitar um intervalo de 14 dias para tomar outras vacinas do calendário vacinal, inclusive a desta campanha, que previne contra a influenza.
« Voltar