Notícias
II Festival de Cultura Quilombola: Louceiras mantêm tradição da produção artesanal viva na Serra do Talhado
Por ASCOM / PMSL Terça-Feira, 29 de Novembro de 2022
.jpg)
A prática de fabricar objetos de barro está fortemente ligada à Serra do Talhado. O barro usado como matéria-prima é retirado de comunidades da região e seu procedimento consiste da produção da cerâmica, sendo considerada uma atividade tradicionalmente feminina, passada de geração em geração.
A Matriarca do Quilombo do Talhado, Dona Jovelina, 88 anos, ficou muito feliz com a escolha da Serra do Talhado como o quilombo sede do Festival. “Fiquei muito feliz de poder testemunhar essa alegria no nosso quilombo. Além de manter viva a tradição, foi uma forma de homenagear líderes do quilombo que já partiram”, destacou.

O surgimento da comunidade urbana de Santa Luzia teve forte influência a partir da zona rural. No Quilombo do Talhado, as mulheres artesãs passaram a vender as peças de barro para facilitar na renda, originando a Associação de Louceiras Negras da Serra do Talhado. Atualmente 19 mulheres e dois homens trabalham na associação.
Apesar do trabalho árduo e baixo lucro obtido, a presidente da Associação das Louceiras Negras da Serra do Talhado, Gileide Ferreira da Silva, ressalta a importância de manter a tradição ensinada por sua avó Rita Preta. “Tenho orgulho de ser quilombola e de incentivar as novas gerações a aprenderem o artesanato sem deixar os estudos de lado”, destacou.
Com a realização do II Festival de Cultura Quilombola, Gileide espera que o trabalho das louceiras tenha a valorização que merece. “É uma enorme felicidade poder receber representantes de todos os quilombos da Paraíba, no Quilombo do Talhado. Saímos do evento com a esperança de ter o trabalho das louceiras do Talhado, que é lindo e produzido manualmente, valorizado”, frisa.
Durante o Festival, o público presente também teve acesso a tendas montadas com exposições de artesanato quilombola, com destaque para as louças produzidas pelas mulheres da própria Comunidade do Talhado e produtos elaborados por associações quilombolas de todo o estado, bem como espaços para venda de comida e outros itens.
ORGANIZAÇÃO
O II Festival de Cultura Quilombola da Paraíba foi organizado e executado pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Luzia (PMSL), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana.Para realização do Festival, a Prefeitura de Santa Luzia reformou escola no Quilombo do Talhado, fez terraplanagem no entorno da área e melhorou o acesso à comunidade, que fica localizada na zona rural, a 18 km a partir da BR-230, na entrada vicinal à direita de quem sai do município.
« Voltar