Carregando...

Notícias

Prefeito e vice-prefeito de Santa Luzia empossam Tereza Nóbrega como secretária municipal de Cultura, Ciência e Tecnologia

Por Assessoria de Comunicação / PMSL   Quinta-Feira, 4 de Março de 2021

O prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo – Zezé e o vice-prefeito, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega – Chicão, empossaram, nesta quarta-feira (3), a geógrafa, professora e ex-vereadora, Tereza Nóbrega, na função de Secretária Municipal de Cultura, Ciência e Tecnologia. A assinatura do termo de posse ocorreu em ato simbólico no gabinete do prefeito.

Na oportunidade, o prefeito Zezé ressaltou a importância da criação da nova Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia, fruto de projeto do Poder Executivo recém-aprovado pela Câmara Municipal, e destacou a experiência de Tereza Nóbrega para responder pela função. Ela já passou por vários cargos públicos, entre eles, as Secretarias de Educação e Cultura em governos anteriores, e foi vereadora por três mandatos.

“Santa Luzia é uma cidade rica em atividades culturais, e precisamos sempre buscar meios para incentivar a produção dos nossos artistas e a valorização dos nossos eventos, que, certamente, são grandes marcas do nosso município. Tereza tem experiência administrativa, tem bom trânsito no meio cultural, portanto, chega em boa hora para trabalhar junto com a nossa Gerência de Cultura e demais unidades que passam a ocupar a Secretaria (veja abaixo)”, frisou.

“Já na área de Ciência e Tecnologia, Santa Luzia está geograficamente inserida numa região importante, que contribui diretamente com a geração de emprego, renda, enfim, com uma demanda importante para a economia hoje no mundo inteiro, que é a produção de energias renováveis. O município precisa acompanhar essa evolução, através da geração de políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia. Nada melhor do que alguém habilitado, como Tereza, para dar suporte a esse trabalho”, complementou Zezé.

WhatsApp Image 2021-03-03 at 15.26.58 (3)O vice-prefeito Chicão também destacou a experiência de Tereza Nóbrega para reforçar a administração municipal. “Tereza é uma pessoa que sempre admirei pela sua capacidade e competência. Nos aproximamos muito nos últimos meses, e pude conferir de perto sua organização de trabalho, seu empenho em tudo que se dispõem a realizar. Tenho certeza de que ajudará muito a cultura de Santa Luzia, uma terra de tradição nesse meio, bem como, na ciência e tecnologia. O prefeito Zezé acertou ao convidar Tereza para o cargo”, frisou Chicão.

CULTURA INTERSETORIAL

A nova secretária Tereza Nóbrega destacou o sentimento de reponsabilidade de responder por uma pasta importante, que passa a integrar o organograma administrativo da Prefeitura de Santa Luzia. Segundo ela, a área cultural será valorizada com a preservação da memória do município, com a valorização do ecossistema cultural do município e elaboração de políticas públicas para o futuro.

“Eu sempre acreditei que a cidade que quer se desenvolver precisa preservar a memória. A memória que está diretamente ligada à cultura de seu povo, e, isso é importante para a construção cultural de um município, porque a cultura é uma área que se renova sempre, com novas ideias, com novas perspectivas, mas com preservação de valores. Essa confiança em minha pessoa [para ocupar a pasta] aflora o sentimento de gratidão, mas também de responsabilidade por poder atuar numa questão fundamental, que é a intersetorialização com todos demais segmentos da sociedade, porque a cultura tem esse papel de unir todos os setores em torno do saber, do fazer e do pensar do nosso povo”, frisou a secretária.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

WhatsApp Image 2021-03-03 at 15.26.58 (1)Para a área de Ciência e Tecnologia, Tereza Nóbrega assegurou um trabalho integrado. Ele assegurou a criação de uma agenda positiva de trabalho em conjunto com a sociedade civil organizada, com as Organizações Não Governamentais (ONGs) instaladas no município, e em parceria com os setores da área dos Governos do Estado e Federal, entre outros segmentos.

“Precisamos preparar a cidade para o futuro. Esse é um momento desafiador, incentivador. É preciso enaltecer o gesto de coragem do prefeito em abrir mão de alguns cargos para criar essa pasta tão importante, que chega em momento em que a cidade abriga o maior parque eólico da América Latina, que tem sede do IFPB, com cerca de 300 alunos em preparação técnica para atuar em áreas científicas importantes, a exemplo da informática e das energias renováveis, entre outras. Vamos trabalhar de forma humilde, tranquila e em parceria para construir uma agenda de compromissos e desenvolver ações que, pontualmente, possam garantir o desenvolvimento do nosso município”, frisou.

COMPOSIÇÃO

A nova Secretaria Municipal de Cultura, Ciência e Tecnologia será composta pelas seguintes unidades vinculadas:

- Secretário (a) de Cultura, Ciência e Tecnologia;
- Gerente de Cultura, Ciência e Tecnologia;
- Administração do Museu Jeová Batista;
- Banda de Música Duarte Machado.
« Voltar