Notícias
Prefeito Henry Lira comemora confirmação de realização de audiência do Orçamento Democrático Estadual em Santa Luzia
Por SECOM / PMSL Quarta-Feira, 23 de Abril de 2025
.jpeg)
Este ano, a plenária acontecerá no dia 7 de agosto, reunindo representantes da 6ª região geoadministrativa do estado. A data tem um simbolismo especial para o gestor municipal, pois coincide com o seu aniversário. Em tom de entusiasmo, o prefeito Henry Lira destacou a importância do evento para Santa Luzia e para os municípios vizinhos.
“É uma imensa alegria receber novamente a audiência do Orçamento Democrático Estadual em Santa Luzia, especialmente em uma data tão significativa para mim. Esse é um momento fundamental para ouvirmos a população, discutirmos prioridades e definirmos, juntos, o futuro da nossa cidade e região. A participação popular é a essência da democracia e é por meio dela que conseguimos apresentar e defender as principais demandas do nosso povo. Estaremos firmes, representando Santa Luzia com responsabilidade e compromisso”, afirmou o prefeito.
A equipe da Secretaria Executiva de Estado do Orçamento Democrático esteve no final de março, em Santa Luzia, participante de reunião preparatória com representantes da 6ª Região Geopolítica. Na oportunidade, o prefeito Henry Lira foi homenageado com entrega de um troféu “Amigo do Orçamento Democrático”.
Calendário 2025
O Governo do Estado divulgou o calendário oficial das 16 Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual – Ciclo 2025, que vão contemplar as 14 regiões geoadministrativas e envolver a população dos 223 municípios paraibanos.
As audiências terão início no dia 8 de maio, em Itaporanga. Em seguida, serão realizadas em Princesa Isabel (9 de maio), Mamanguape (15 de maio), Ingá (16 de maio), Pocinhos (5 de junho), Serra Branca (6 de junho), Riacho dos Cavalos (3 de julho), Pombal (4 de julho), Sousa (10 de julho), Cajazeiras (11 de julho), Bananeiras (31 de julho), Barra de Santa Rosa (1 de agosto), Santa Luzia (7 de agosto), Campina Grande (8 de agosto), Itabaiana (21 de agosto) e João Pessoa (22 de agosto).
Durante o lançamento do ciclo 2025, o governador João Azevêdo destacou a importância do ODE como instrumento de escuta ativa e planejamento participativo.
“Vamos iniciar mais um ciclo para entender e incluir as prioridades do povo no orçamento do estado, por meio do instrumento do Orçamento Democrático, que faz com que a Paraíba avance. Essa é a maior expressão da democracia participativa e eu tenho certeza de que teremos uma grande participação da sociedade. Além disso, vamos aproveitar para entregar obras e políticas públicas, demonstrando o nosso respeito com a população e reforçando a nossa visão municipalista”, frisou o governador.
O secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual, Júnior Caroé, ressaltou o retorno da audiência a Santa Luzia e informou que cinco novos municípios participarão do ciclo pela primeira vez, dentro da metodologia de rodízio adotada pelo programa. Ele também destacou que, neste ano, as audiências darão ênfase às demandas da população rural, com foco especial nos efeitos das mudanças climáticas.
“Pela primeira vez, cinco municípios receberão audiências do Orçamento Democrático, sendo Serra Branca, Bananeiras, Barra de Santa Rosa, Riacho dos Cavalos e Pocinhos. Este ano vamos trazer o debate sobre mudanças climáticas, principalmente com a população da zona rural, porque entendemos que essa é uma parcela da população que primeiro sofre com esses efeitos e queremos mostrar para elas as políticas de governo e colher ideias para ações de resiliência”, destacou o secretário.
