Notícias
Prefeito Zezé destaca a importância do extrativismo mineral para geração de emprego e economia de Santa Luzia e região do Seridó
Por Assessoria de Comunicação da PMSL Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019
.jpeg)
O município de Santa Luzia sediou neste sábado (20) o VIII Seminário Comemorativo ao Dia Nacional do Garimpeiro, na Escola Estadual Cidadã Integral Padre Jerônimo Lauwen. O evento foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (SEIRHMA), com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Luzia (PMSL). O tema central foi o “Seridó Paraibano: Uma Área de Relevante Interesse Mineral”.
Em fala inicial ao evento, o prefeito de Santa Luzia, Zezé, destacou a importância do extrativismo mineral em suas diversas formas, seja no garimpo (extração), na lapidação ou importação, entre outras, para a geração de emprego e renda e, consequente, fortalecimento da economia de todos os municípios que compõem a microrregião do Seridó Ocidental paraibano (Santa Luzia, Junco do Seridó, Salgadinho, São José do Sabugi, São Mamede e Várzea).
“A extração mineral tem se consolidado ao longo dos anos como uma das importantes fontes de renda para a toda a região, que é rica em matéria prima. Nós, enquanto gestores públicos, precisamos ter essa consciência e buscar, cada vez mais, o apoio para incentivar esse tipo de atividade, muito importante, que gera emprego, gera renda, aquece a economia do nosso município e região, beneficiando a sociedade de forma direta, com as suas diversas formas, seja com a extração mineral, a lapidação e a importação desse minério para outras regiões do Brasil e do mundo”, frisou Zezé, que complementou: “Deixo aqui os nossos parabéns a todos os garimpeiros pelo seu dia e também para àqueles que trabalham diariamente nesta atividade”.
REGIÃO RICA EM MINÉRIOS
O diretor de Recursos Minerais e Hidrogeologia da SEIRHMA, Marcelo Sampaio Falcão, que ministrou a palestra “Seridó Paraibano: Uma Área de Relevante Interesse Mineral”, destacou o potencial da região para o extrativismo mineral. Segundo ele, grande parte de todas as atividades de mineração do Estado da Paraíba é realizada na região de Santa Luzia e Mesorregião do Seridó.
“A extração, o beneficiamento e a comercialização dos bens minerais são atividades importantes para a economia do Estado. Parte dessas atividades é desenvolvida por uma parcela considerável de garimpeiros, estabelecidos principalmente na Mesorregião do Seridó paraibano, significando sua principal fonte de renda. E considerando ainda que esses produtos são largamente utilizados na indústria de transformação”, explicou.
A programação do evento ainda contou com palestra sobre a Importância Econômica dos Pegmatitos do Seridó Paraibano, ministrada pelo Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) do Campus de Campina Grande, Dwight Rodrigues Soares. Em seguida, o superintendente Regional da Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM)/Serviço Geológico do Brasil, Vanildo Almeida Mendes, vai falar sobre as atividades desenvolvidas e perspectivas futuras.
O evento contou com a participação de outros gestores municipais, empresários, estudantes, pesquisadores e do público em geral.
SOBRE O DIA DO GARIMPEIRO
A partir da promulgação da lei n. 11685, de 2 de junho de 2008, que disciplina os direitos e deveres do garimpeiro, o Dia Nacional do Garimpeiro passou a ser comemorado em 21 de Julho. O Governo da Paraíba, por meio das SEIRHMA, realiza seminários a cada biênio, com o objetivo de ouvir os mineradores, acolher suas reivindicações e também divulgar as ações do Estado para o setor mineral. « Voltar