Notícias
Prefeitura de Santa Luzia apresenta plano sobre retomada das aulas na rede municipal de ensino
Por Assessoria de Comunicação / PMSL Quinta-Feira, 11 de Fevereiro de 2021

Aulas do período letivo de 2021 iniciarão no modo on-line, por meio da plataforma Educa Santa Luzia, nesta sexta-feira (12).
O prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo – Zezé, anunciou, nesta quarta-feira (10) o plano que define o processo de retomada das aulas presenciais das escolas e instituições que compõem a rede municipal de ensino. O ato ocorreu durante o Encontro Pedagógico 2021 promovido pela Secretaria Municipal de Educação, que reuniu as equipes de professores, gestores, supervisores, coordenadores, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
De acordo com o prefeito Zezé e a secretária de Educação, Fátima Sales, a retomada da aulas em Santa Luzia seguirá a linha apresentada pelo Plano Educação para Todos em Tempos de Pandemia (PET-PB), do Governo do Estado. O objetivo é assegurar o retorno às aulas presenciais de modo seguro e dentro do panorama de convivência com a COVID-19.
O retorno das aulas na modalidade on-line ocorrerá já nesta sexta-feira (12), por meio da Plataforma Virtual de Ensino ‘Educa Santa Luzia’. Já a aplicação da modalidade híbrida está prevista, inicialmente e conforme o calendário estadual, entre os meses de março e abril, quando as instituições de ensino que ofertam Educação Infantil, os primeiros anos do Ensino Fundamental estiverem totalmente aptas a receber os alunos com segurança.
“O nosso desejo é que o conhecimento possa chegar em seu grau máximo para todas as nossas crianças, jovens e adultos, e não será a pandemia que irá atrapalhar. Eu confio muito na equipe da Rede Municipal de Educação, dos mais antigos aos mais jovens. Vamos reiniciar as aulas no sistema híbrido, seguindo o calendário do Governo do Estado. Assim tem sido feito pelo nosso município durante toda a pandemia, sempre seguindo, de forma hierárquica, as orientações, normas e condutas estabelecidas pela administração estadual para conter esse terrível mal, que é a Covid-19”, frisou o prefeito Zezé.
“Conversamos com gestores, com professores e estamos conversando com os pais de alunos e alunos para deixar bem claras todas as ações que serão implementadas nesse processo de retorno das aulas na rede municipal. Seguiremos o plano de retorno apresentado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, e vamos priorizar a garantia da segurança de todos”, explicou a secretária.
O ENCONTRO PEDAGÓGICO
O encontro pedagógico contou com as participações do psicólogo Otniel Cabral Ramos, que ministrou palestra com o tema “Ser professor: Uma reflexão sobre educar, cuidar e o adoecimento”; do professor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG/PE), José Sueles da Silva, com apresentou o tema: “Professor Motivado! Sucesso no ensino e no aprendizado"; e com a professora da Rede Municipal de Ensino, Francinete Patrícia de Oliveira, que abordou a “Formação Continuada em Metodologias Adaptativas”.
Também estiveram presentes as secretárias de Saúde, Ceciliana Chumacero e de Assistência Social, Maria Lúcia Lira de Araújo; do Secretário Chefe de Gabinete, Valdomiro Pereira; da coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Francileide Albuquerque; entre outros membros da gestão municipal e educadores.
PLANEJAMENTO
Ainda de acordo com a secretária Fátima Sales, as atividades para o planejamento do ano letivo foi realizado no dia 28 de janeiro, em encontro com todos os gestores das escolas municipais para discutir e definir o calendário letivo e as orientações de funcionamento administrativo e pedagógico das escolas.
Nos dia 2 a 4 de fevereiro foram realizados encontros com a coordenação e supervisores para traçar ações para formação continuada plano de ação no pedagógico. Já de 8 a 11 de fevereiro todas os gestores das escolas municipais elaboram o planejamento com os professores.
O PLANO DE RETOMADA
De acordo com o plano apresentado pelo Governo do Estado, e adotado pelo município de Santa Luzia, a retomada das aulas será dividida em quatro fases que preveem a retomada progressiva ao ensino presencial a partir da adoção do modelo híbrido de ensino-aprendizagem, considerando as análises realizadas pelas autoridades sanitárias. A divisão da carga horária será feita por dias da semana.
Na primeira fase, que ocorrerá ao longo do primeiro semestre letivo, fica autorizado o desenvolvimento de atividades presenciais duas vezes por semana, considerando a carga horária máxima de três horas diárias, respeitando a escala de 70% Ensino Remoto + 30% de Ensino Presencial.
A organização das atividades educacionais presenciais deverá considerar o comparecimento de grupos de no máximo 50% dos estudantes da turma convencional, considerando o distanciamento social de 1,5 metro. Os grupos formados deverão ser fixos ao longo do ano letivo, sem alternâncias entre seus membros. Os professores deverão ser mantidos em turmas fixas, sempre que possível, quando não for possível, a carga horária dos professores deverá ser organizada considerando semanas alternadas (ensino presencial e ensino remoto).
1ª FASE: 70% Ensino Remoto + 30% de Ensino Presencial;
2ª FASE: 50% Ensino Remoto + 50% de Ensino Presencial;
3ª FASE: 30% Ensino Remoto + 70% de Ensino Presencial;
4ª FASE: 100% Ensino Presencial.
A progressão das fases deverá ocorrer entre os semestres letivos, para que seja possível providenciar ações de ordem infraestrutura e de processos, com vistas a que sejam garantidas as melhores práticas de segurança, que garantirá a perenidade da efetividade das atividades educacionais em um contexto pandêmico de médio e longo prazos.
« Voltar