Carregando...

Notícias

Prefeitura de Santa Luzia realiza o “Entardecer de Rosas”, evento que integra as ações alusivas à Campanha “Outubro Rosa”

Por Assessoria de Comunicação / PMSL   Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2021

Cor, luz, som e um final de tarde de muita emoção. Assim ocorreu o evento “Entardecer de Rosas”, que marcou o encerramento das atividades alusivas à edição 2021 da Campanha “Outubro Rosa”, em Santa Luzia, na noite desta terça-feira (26), na Policlínica Municipal. A ação foi organizada pela Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a participação e parceria da equipe multidisciplinar do Hospital do Bem, referência em Medicina Oncológica para a região do Sertão paraibano.

A programação do “Entardecer de Rosas”, ainda contou com a participação de representantes da Organização Não Governamental (ONG) formada por mulheres “Amiga Viva a Vida”, da cidade de Patos, que promove um serviço de acolhimento às mulheres vítimas do câncer de mama. Também foram promovidas orientações nutricionais e psicológicas, atrações musicais e exposição de artesanato local. Na parte cultural, o evento teve as apresentações da Banda Duarte Machado e do cantor e musicista Wellington Nóbrega.

“O Outubro Rosa tem a simbologia de representar um mês inteiro dedicado à prevenção ao câncer de mama, entre outras ações voltadas à promoção da saúde da mulher, que são práticas contínuas o ano inteiro em Santa Luzia. Esta campanha mostra o quanto é importante a presença física da mulher em uma Unidade Básica de Saúde, para a realização do autoexame da mama, entre outros serviços e exames. Não temos medido esforços para disponibilizar recursos, transporte e assistência de modo a garantir o atendimento à saúde da mulher, bem como de toda a população de Santa Luzia”, frisou o prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé.

Estiveram presentes no evento as secretárias do governo municipal, Ceciliana Medeiros (Saúde); Maria Lúcia Lira (Assistência Social); Fátima Sales (Educação); o secretário Valdomiro Pereira (Chefia de Gabinete do Prefeito); entre outros secretários, integrantes da saúde e funcionários públicos municipais.

Confira as imagens do evento:



REFERÊNCIA NO TRATAMENTO

Na oportunidade a equipe do Hospital do Bem apresentou o cronograma de assistência médica ofertada pelo serviço às mulheres. Os profissionais de Saúde que integram a instituição, também deram depoimentos sobre o trabalho realizado para a prevenção e o tratamento do câncer de mama. Participaram a médica oncologista da instituição, Nayarah Xavier; Thiago Viana (administrador e nutricionista), Kaltz Vitor (farmacêutico), Fernando Régis (enfermeiro) e Pryscilla Guedes (Psicóloga).

“Meu coração se enche de alegria em ver municípios e entidades realizando ações de combate ao câncer de mama. Você quando recebe um diagnóstico de câncer, e sabe que pode ser acolhido, recebido de braços abertos por pessoas que demonstram felicidade em te ver e estar com você, é revigorante. Hoje, encaro a Oncologia como a missão, hoje sei porque eu tive câncer, para que pudesse me dedicar a cuidar de várias outras mulheres”, disse a oncologista Nayarah Xavier.

ACOLHIMENTO

Na sequência as representantes da ONG “Amigas Viva a Vida”, que executa um trabalho articulado com o Hospital do Bem, apresentou seu trabalho de apoio às mulheres portadoras de câncer de mama. Também houveram relatos de superação e convivência com a doença, que ocupa a primeira posição em mortalidade por neoplasia maligna (câncer) entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil.
Pela ONG “Amigas Viva a Vida”, estiveram presentes as integrantes Higia Trigueiro, Gerusia Delfino, Maria Limeira, Luzia Mendes.

Também prestaram depoimentos como convidadas três mulheres de Santa Luzia, Clécia Medeiros Veiga, Hilda Norberto de Assis Neta e Maria Mirtes da Nóbrega.

Todos os profissionais participantes receberam peças do artesanato local.

ATIVIDADES DESCENTRALIZADAS

Dentro da Campanha “Outubro Rosa”, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu ações e serviços de promoção da saúde da mulher descentralizados, nas Seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, beneficiando todos os bairros de Santa Luzia.

Em dias alternados, foram ofertados à população serviços voltados exclusivamente para a saúde da mulher, a exemplo de consulta médica, exame citopatológico, avaliação odontológica, eletrocardiograma, teste rápido, auriculoterapia, triagem e sorteio de brindes, sempre nos horários da manhã e tarde.


 
« Voltar