Notícias
Prefeitura de Santa Luzia assegura apoio para ações de reforma e reativação da Mina Escola da UFCG
Por Assessoria de Comunicação / PMSL Quarta-Feira, 20 de Julho de 2022

Objetivo da reunião foi criar um núcleo avançado para estudos de mineração cobrindo a cadeia geologia-lavra-beneficiamento no Nordeste do Brasil. A Mina Escola da UFCG é a única mina experimental no país direcionada para o desenvolvimento de atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão, e localizada em Santa Luzia.
Na oportunidade, o prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé destacou a importância histórica da Mina Escola para a formação de mineradores de Santa Luzia e toda a região do Vale do Sabugi e demais áreas do Seridó. Ele assegurou o apoio institucional para reativação do equipamento e melhoria na estrada vicinal que dá acesso à Mina Escola. “A gestão municipal será parceria no apoio para a reativação da Mina Escola, um equipamento importante para a formação das futuras gerações”, frisou.
Também estiveram presentes os secretários Valdomiro Pereira (Chefia de Gabinete) e Mário Medeiros (Produção Rural); o presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, Thiago Araújo; o coordenador da Mina Escola da UFCG, Prof. Dr. Iure Borges de Moura Aquino; o coordenador do Campus Santa Luzia do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), professor Jerônimo Nóbrega; e representantes da UFCG; Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba, entre outras autoridades.
SOBRE A MINA ESCOLA
A Mina Escola possui uma área de aproximadamente 12,5 hectares, localizada na zona rural de Santa Luzia, e suas dependências abrangem escritório, sala de aula, alojamentos, refeitório, oficina e usina de beneficiamento, além de galeria subterrânea com cerca de 140 metros.
O projeto de implantação da Mina Escola, idealizado pelo núcleo de professores fundadores do curso de Engenharia de Minas da então Universidade Federal da Paraíba, posteriormente desmembrada anos depois em Universidade Federal de Campina Grande, teve seu início em 1977.
As atividades de lavra subterrânea ocorreram até meados de 1987 e a usina de beneficiamento operou até por volta de 2004, beneficiando material de outras minas. O mineral extraído na mina subterrânea era a scheelita. « Voltar