Notícias
“Noite para Pensar no Turismo”: Prefeitura de Santa Luzia debate o potencial turístico do município com representantes do setor
Por Ascom / PMSL Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2023

O encontro contou com as presenças de diversos representantes do setor turístico e econômico, autoridades locais, incluindo representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Luzia (IHGSL), Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia (Santura), Yayu Aventura, grupos de ciclistas, entre outros membros da sociedade civil organizada.
Presente ao evento, o secretário municipal de Gestão Pública, Henry Lira, em representação ao prefeito José Alexandre (Zezé), ressaltou a importância do fomento ao setor turístico como forma de impulsionar o desenvolvimento econômico do município e gerar emprego e renda, sempre com foco na sustentabilidade.
“Nesta noite, foi apresentado um diagnóstico sobre o potencial turístico de Santa Luzia e as ações que a gestão vem realizando. Por exemplo, a imagem da cidade tem melhorado na Paraíba e em outras regiões, principalmente após o fortalecimento do nosso São João, que cresce a cada ano e atrai turistas de todo o país; com a divulgação da nossa cultura e dos nossos potenciais nas feiras de turismo do Estado, e o apoio aos eventos religiosos, ao ecoturismo e ao turismo de aventura. Vamos aproveitar esse diagnóstico para traçar estratégias e aproveitar, cada vez mais, o potencial turístico que Santa Luzia tem”, disse Henry Lira.
O gerente de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude da PMSL, Gabriel Nóbrega, destacou o compromisso da gestão municipal em fortalecer o turismo regional por meio de diversas ações que já vem sendo realizadas, e outras que ainda estão por vir.
“Após a elaboração do diagnóstico, iremos implantar algumas ações que ainda precisam ser realizadas, a exemplo da reativação do Conselho Municipal de Turismo, a realização de estudos para a sinalização das trilhas ecológicas, bem como a continuidade da promoção e fortalecimento do São João de Santa Luzia, a festividade junina mais tradicional do interior do Nordeste, como fonte de atração turística, geração de emprego e renda e o apoio as festividades religiosas para incentivar o turismo religioso”, frisou Gabriel Nóbrega.
O consultor Kleber Lima, contratado para realizar o diagnóstico, expôs o resultado de mais de 40 horas de visitas de campo na zona urbana e nas comunidades rurais e áreas ecológicas para elaborar esse processo. Sua expertise contribuiu para identificar e explorar o potencial turístico da região de Santa Luzia. « Voltar