Notícias
Prefeitura de Santa Luzia participa das discussões da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente
Por SECOM / PMSL Terça-Feira, 25 de Março de 2025
.jpeg)
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realiza, nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26) de março, a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, no Centro de Convenções de João Pessoa. A Prefeitura de Santa Luzia marca presença no evento, contribuindo para as discussões sobre a “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica na Paraíba”.
Representando o prefeito Henry Lira, o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexsandro de Souza Santos, destaca a relevância da participação do município no evento. "A conferência é um espaço essencial para alinharmos nossas políticas ambientais com as diretrizes estaduais e nacionais. Precisamos unir esforços para enfrentar os desafios climáticos e promover soluções sustentáveis para Santa Luzia e toda a Paraíba”, ressaltou o secretário.
A secretária Municipal de Agricultura Familiar, Bruna Duda, também participa do evento, reforçando a importância da agricultura sustentável no contexto das mudanças climáticas e na elaboração de propostas voltadas à sustentabilidade rural.
O evento conta com a presença de representantes da sociedade civil, organizações ambientais, gestores públicos estaduais e municipais, além de comunidades tradicionais e povos indígenas. Durante a abertura da conferência, a secretária de Estado do Meio Ambiente, Rafaela Camaraense, enfatizou a importância do evento. “Enfrentar a emergência climática não é apenas uma questão de futuro, mas de presente. As decisões tomadas durante a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente influenciarão diretamente a Paraíba que deixaremos para as próximas gerações”, afirmou.
A expectativa é que mais de 400 representantes eleitos, oriundos de 116 municípios paraibanos, participem do evento, contribuindo para a formulação de 250 propostas. Essas propostas foram desenvolvidas previamente em sete Conferências Municipais, 11 Intermunicipais e três Livres.
A conferência está estruturada em cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação Climática, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental. As propostas aprovadas ao longo do evento serão encaminhadas para a Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontece em maio, em Brasília.
Palestra de Abertura
A programação da conferência teve início com uma palestra do bólogo e pedagogo Marcos Sorrentino, que possui mestrado e doutorado em Educação. Professor e ambientalista, Sorrentino abordou o tema “Urgência Climática: Limites e Potencialidades da Educação Ambiental na Transição para Sociedades Sustentáveis”. Foram disponibilizadas 600 vagas para a palestra, com certificação de participação.
Votação e Representação Nacional
No segundo dia do evento, as propostas aprovadas serão votadas e selecionadas para representação na etapa nacional, em Brasília. Além disso, serão escolhidos 40 representantes que defenderão as propostas da Paraíba na Conferência Nacional do Meio Ambiente.
Durante os dois dias de evento, os participantes também têm acesso a estandes de entidades e empresas parceiras, que apresentam projetos e iniciativas voltadas para a sustentabilidade e a proteção ambiental.
Entre as autoridades presentes na conferência, estão o vice-governador Lucas Ribeiro; a secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense; o secretário Executivo de Estado da Agricultura Familiar, Bivar Duda; o secretário de Estado do Orçamento Democrático, Júnior Caroé; o coordenador do PROCASE-PB, Nivaldo Magalhães; o Superintendente da SUDEMA, Marcelo Cavalcante; entre outras autoridades.