Notícias
Prefeitura inicia campanha de vacinação contra Influenza em Santa Luzia, nesta segunda (12)
Por Assessoria de Comunicação / PMSL Domingo, 11 de Abril de 2021

De acordo com a secretária de Saúde, Ceciliana Chumacero, o encaminhamento das equipes de imunização para aplicação das vacinas contra o vírus da Influenza nas escolas municipais ocorrerá para evitar aglomeração de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que continuarão com a campanha de vacinação de idosos contra a Covid-19.
CALENDÁRIO
Conforme o calendário de vacinação, nas segundas-feiras, a equipe de imunização aplicará as vacinas contra a Influenza para o público assistido pela UBS I, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima, na Escola Municipal Ana Brito de Figueiredo.
Nas terças-feiras será imunizado o público assistido pela UBS II, localizada no Centro da cidade, na Escola Jovino Machado; nas quartas-feiras, da UBS III, localizada no bairro São José, também na Escola Jovino Machado; nas quintas-feiras, da UBS VI, localizada no Bairro São Sebastião, na Escola Aristarco Machado; e nas sextas, da UBS IV, localizada no bairro Frei Damião, na Creche Rui de Figueiredo Morais.
Os moradores da zona rural, que são assistidos pela UBS V, serão imunizados contra a Influenza em domicílio.
- Segunda-feira: Na Escola Ana Brito de Figueiredo, no bairro Nossa Senhora de Fátima (UBS I);
- Terça-feira: Na Escola Jovino Machado, no Centro (UBS II);
- Quarta-feira: Na Escola Jovino Machado, no Centro (UBS III);
- Quinta-feira: Na Escola Aristarco Machado, no Bairro São Sebastião (UBS VI);
- Sexta-feira: Na Creche Rui de Figueiredo Morais, no bairro Frei Damião (UBS IV).
OUTRAS ETAPAS
A campanha será dividida em três etapas. A segunda etapa vai imunizar idosos a partir de 60 anos e professores, entre os dias 11 de maio e 8 e junho; e a terceira etapa, entre 9 de junho e 9 de julho, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transportes, e de forças de segurança e salvamento.
CONTRAINDICAÇÃO
A vacina contra gripe utilizada nas campanhas do Programa Nacional de Imunização do Governo Federal apresenta poucas contraindicações. Pessoas com quadro febril agudo devem adiar a administração da dose. Pessoas que apresentam alergia grave ao ovo de galinha, apresentam a única contra indicação real.
Há um alerta para quem se vacinou contra a covid-19: essas pessoas deverão respeitar um intervalo de 14 dias para tomar outras vacinas do calendário vacinal, inclusive a desta campanha, que previne contra a influenza.