Notícias
Santa Luzia celebra a luta da líder quilombola Maria do Céu - "Céu" -, com exposição especial no Museu Municipal
Por SECOM / PMSL Sábado, 29 de Março de 2025

A cerimônia também marcou o lançamento de dois novos projetos culturais: Cinema no Museu, com a exibição do documentário Céu, e Tardezinha no Museu, que trouxe uma apresentação musical especial. O público foi agraciado com performances do forrozeiro Luis Bento, do maestro Régis Clet e outros talentosos músicos locais.
A secretária de Cultura, Tereza Nóbrega, destacou a importância de Maria do Céu para sua comunidade e seu papel fundamental na luta pelos direitos quilombolas. "Ela era uma mulher à frente do seu tempo, que lutava incansavelmente pelos direitos do povo da Comunidade do Talhado. Maria do Céu tinha um espaço de diálogo aberto até com o governador do Estado para garantir melhorias para sua comunidade", ressaltou.
A gerente do Museu Municipal Jeová Batista, Jéssica Patrícia, também enfatizou a importância da exposição. "Essa exposição tem o objetivo de manter viva a memória de uma mulher que lutou pelo seu povo e pelas mulheres quilombolas. Estamos também celebrando o lançamento de dois projetos que enriquecerão ainda mais o Museu: Cinema no Museu e Tardezinha no Museu, que trarão arte, cultura e reflexão para nossa cidade", destacou.
A família de Maria do Céu esteve presente na homenagem. A líder quilombola Gileide Silva, irmã da homenageada, falou com emoção sobre sua falta. "Céu era uma líder nata, que não media esforços para defender os direitos do povo negro da nossa comunidade. Sua falta é imensurável, mas sua luta continua viva em todos nós", declarou.
O evento contou com a presença da primeira-dama do município, Patrícia Nóbrega; do ex-vice-prefeito Francisco Seráphico da Nóbrega (Chicão), atual secretário municipal Executivo de Articulação Política; do secretário Executivo de Cultura, Hiury Sousa; de Perla Alves, representante do Ponto de Cultura Coletivo Derréis; da vereadora Ceicinha Cabral; membros do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Luzia (IHGSL), da ONG Café Cultura e outros representantes da sociedade civil organizada.
DOCUMENTÁRIO
Um dos pontos altos da noite foi a exibição do documentário sobre Maria do Céu, que venceu cinco categorias no Festival Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro: Melhor Curta Paraibano, Melhor Curta Nacional, Melhor Roteiro, Melhor Edição e Prêmio Serviços de Finalização da Mistika Post. O filme, dirigido e roteirizado pela jornalista Valtyennya Pires, retrata a trajetória da líder quilombola e sua contribuição para a preservação da cultura centenária de produção de louças na Comunidade Quilombola Serra do Talhado Urbano.
A EXPOSIÇÃO
A Exposição Céu: Mulher de Luta e Resistência é uma homenagem às mulheres negras de Santa Luzia, perpetuando o legado de uma guerreira cuja história inspira novas gerações. O evento reafirmou o compromisso do município com a valorização da cultura e da memória histórica de seu povo.
« Voltar