Notícias
Santa Luzia segue vacinação de adolescentes de 16+, imunização D2 da AstraZeneca, Pfizer e Coronavac e inicia D3 para idosos 60+
Por Assessoria de Comunicação / PMSL Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2021

A campanha de imunização continuará também com a vacinação em primeira dose para adolescentes de 12 a 15 anos com comorbidades, deficiência permanente, além de gestantes e puérperas da mesma faixa etária.
Segunda dose
A Secretaria Municipal de Saúde também promoverá a aplicação da segunda dosagem (D2) do imunizante AstraZeneca durante o dia, para as pessoas que receberam a D1 há 90 dias, a partir das 7h, nas UBS I, II, III, IV e VI.
À noite, a imunização em segunda dose para as pessoas que receberam a D1 da Coronavac há mais de 28 dias, e, AstraZeneca e Pfizer há 90 dias, ocorrerá na Unidade Básica de Saúde V - Sebastião de Jesus Machado, localizada na Avenida José Américo, nº 3, no Bairro São José, nos horários das 18h às 21h.
Terceira dose
A Secretaria Municipal de Saúde também iniciará a aplicação da dose de reforço, conhecida como terceira dose (D3) nas pessoas com 60 anos ou mais, que completaram 180 dias da última dose do esquema vacina, e dará continuidade a aplicação da D3 nas pessoas imunossuprimidas, com intervalo de 28 dias após a última dose do esquema básico (primeira e segunda doses), em todas as UBS.
Documentação exigida
Para receber a primeira dose da vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em Santa Luzia. Já para a D2 e D3, é necessário apenas o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto.
Comorbidades
Terão direito à vacinação os adolescentes com idade mínima de 12 anos que tiverem alguma doença crônica (comorbidade) descrita no Plano Nacional de Imunização (CLIQUE AQUI e confira a lista). Nesse caso, fica necessário a apresentação do laudo médico no posto de vacinação.
As gestantes, puérperas (com até 45 dias do parto) e lactantes também terão atendimento mediante apresentação de laudo médico autorizando a vacinação.
Pessoas com imunossupressão
Enquadram-se na condição de alto grau de imunossupressão as pessoas:
- Com imunodeficiência primária grave;
- Em quimioterapia para câncer;
- Que sejam transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
- Portadores de HIV / Aids com CD4 <200céls / mm3;
- Em uso de corticóides em doses ≥20 mg / dia de predinisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
- Em uso de drogas modificadoras da resposta imune (Metotrexato, Lefl unomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, biológicos em e inibidores gerais da JAK);
- Em hemodiálise;
- Com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
Locais de vacinação:
- Unidade Básica de Saúde I - João Bosco Torres de Medeiros.
Rua Quiezinho Fernandes, S/N, Bairro Nossa Senhora de Fátima;
- Unidade Básica de Saúde II - José de Anchieta Lima.
Rua José Alves Dantas, nº 238, Bairro Antônio Bento;
- Unidade Básica de Saúde III - Márcia Patrícia de Medeiros.
Rua Antônio Moisés, S/N, Bairro São José;
- Unidade Básica de Saúde IV - Antônio Bento de Morais.
Rua Professora Tereza de Jesus Medeiros, S/N, Bairro Frei Damião;
- Unidade Básica de Saúde V - Sebastião de Jesus Machado.
Avenida José Américo, nº 3, Bairro São José.
- Unidade Básica de Saúde VI - Roberval Eliseu da Nóbrega.
Rua João Paulo da Silva, S/N, Bairro São Sebastião.