Carregando...

Notícias

“São João de Santa Luzia em Casa” fica marcado pela interatividade e exposição do trabalho de artistas e valores locais ao mundo

Por Assessoria de Comunicação / PMSL   Quinta-Feira, 25 de Junho de 2020

O município de Santa Luzia encerrou já na madrugada desta quinta-feira (26) o “São João em Casa”, edição virtual que manteve em 2020 a tradição do festejo junino mais antigo do País, iniciado em 1942. Por causa das medidas de controle e contenção ao avanço da pandemia de Covid-19, este ano, o evento foi realizado por meio de lives na internet, em quatro dias (de 21 a 24 de junho), com dezenas apresentações ao vivo de artistas locais, promovendo a valorização e a exposição do trabalho de talentos regionais da música e do artesanato para todo o mundo. 

A edição do “São João em Casa” também ficou marcada pela interatividade do público, que acompanhou as lives e teceu comentários, por meio de chat (bate-papo) aberto com amigos e familiares de Santa Luzia, filhos ausentes da terra, admiradoras da festa e pessoas que acessaram os shows em busca de um autêntica festa junina e de muito forró.

O sucesso foi tão grande que a edição reuniu mais de 100 mil visualizações de páginas, registrando em alguns momentos mais de 1 mil pessoas on-line simultaneamente. Os shows dos cantores Kalifa, João Carlos, Nego dos Teclados, Gabryel Rocha, Renard Bergson, e dos sanfoneiros Titico do Acordeon e Deca do Acordeon, e da banda Forró D2 fizeram a alegria de mais de 30 mil internautas, só no encerramento do festejo.

Na avaliação do prefeito de Santa Luzia, José Alexandre - Zezé, mesmo diante da pandemia de Covid-19, a “Cidade que Ensinou o Brasil a Dançar Forró” não deixou de realizar a sua festa de São João, mesmo virtualmente, conseguindo manter viva a tradição junina do município, que ficou marcado pelo protagonismo na realização de festas de São João nas décadas de 80 e 90, chegando a ser considerado a principal rota dos turistas que vinham brincar as festas juninas na Paraíba, naquela época.

“Estamos em um ano de dificuldade devido à pandemia, mas, tudo foi planejado e executado com absoluta segurança, higiene, e, com as bênçãos de Deus, para exatamente atender ao público, que não deixou de cumprir o seu papel e colaborou para evitar o contágio de Covid-19, permanecendo em casa, mas junto conosco, no modo virtual, com o mesmo ideal, que foi brincar a festa de São João com segurança, sem aglomerações de pessoas, contribuindo com as autoridades sanitárias para vencermos a pandemia. Obrigado a todos por terem ficado em casa e acessado o nosso São João”, frisou.

O gerente de Cultura da Prefeitura de Santa Luzia, Henrique Medeiros, também comemorou o sucesso do “São João em Casa”. “Em 2020, o São João de Santa Luzia foi um pouco diferente, mas nem por isso teve menos alegria ou forró. A gestão agiu brilhantemente, fez um São João virtual para que as pessoas, santa-luzienses nativos e ausentes, pudessem estar mais próximos da sua tradição, da sua festa, e, com isso, angariar mais pessoas para conhecerem o nosso São João. Tenho certeza de que muitos que não poderiam vir a cidade nessa época, estiveram juntos, acompanhando as lives durante os quatro dias”, comemorou.

Confira imagens da última noite: 



Assista novamente as apresentações do último dia do "São João em Casa":

 


 
« Voltar